Todas as famílias retiradas das casas em situação de risco após a abertura de uma cratera na Rua Boa Vista, no Bairro Nordeste, em razão do rompimento da tubulação da Caern, receberam kits de auxílio como colchões, cestas básicas, produtos de higiene, lençóis e toalhas. Elas foram retiradas de suas residências na manhã deste domingo (18), logo após o ocorrido.
A Prefeitura informou que, durante a abordagem social, foi constatado que nenhuma família vai precisar de abrigo público. Todas optaram pela transferência para a casa de parentes.
Até o momento, 11 casas foram interditadas sob risco de desabamento. Dessas, três estavam desocupadas.
O rompimento
A tubulação da Caern rompeu ainda durante a madrugada, por volta das 3h. Segundo os moradores, a Companhia desligou o ramal 4 horas depois. A força da água arrastou calçadas e levou parte do asfalto.
Contenção de danos
As equipes da Defesa Civil continuam no local auxiliando as famílias e orientando a desocupação dos imóveis.
Equipes da Caern e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estão trabalhando na contenção dos estragos.
Segundo os técnicos da Caern, o reparo vai começar nesta segunda-feira (19).
“A Prefeitura vai ajudar acompanhando os trabalhos para tentar evitar novos danos. Mas cabe à Caern recompor a tubulação e recuperar a rua”, disse o secretário da Seinfra, Carlson Gomes.
Risco de desabamento
De acordo com o Município, a ameaça de chuvas preocupa. “O risco de desabamento existe. Principalmente se ocorrerem chuvas nas próximas horas”, alertou Fernanda Jucá, diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura de Natal.