A vereadora Anne Lagartixa (Solidariedade), filha do ex-policial militar Wendel Fagner de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), logo após ser empossada para seu primeiro mandato no Legislativo de Natal, na quarta-feira (1º), foi eleita para um dos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O vereador Eriko Jácome (PP) foi reeleito presidente para o biênio 2025/2026. Em entrevista a uma emissora de televisão local, a nova parlamentar da capital prometeu defender “o legado do pai”, que foi eleito deputado estadual em 2022, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em razão de uma condenação por crime hediondo em 2019.
Em julho, Wendel Lagartixa teve sua prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ele é acusado de integrar um grupo de extermínio que, segundo denúncia do Ministério Público, é responsável por um triplo homicídio cometido a tiros, em abril de 2022, em um bar no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal.
Ele já havia sido preso em uma operação da Polícia Federal em 2013, sob a mesma acusação de participação em um grupo de extermínio, além de estar envolvido em outra investigação da PF.
Lagartixa foi preso em maio de 2023, no município baiano de Vitória da Conquista, em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal. No carro em que ele estava com seu irmão e um sobrinho, os agentes encontraram uma pistola de uso restrito, escondida embaixo de uma bolsa.
No final de julho, ele foi absolvido da acusação de porte ilegal de arma de fogo, mas permaneceu preso em razão do mandado de prisão preventiva expedido pelo TJRN. Em agosto, o desembargador Saraiva Sobrinho negou um pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Lagartixa, que segue encarcerado na Bahia.
Incentivo do pai
Anne Lagartixa, que ocupará a 3ª Secretaria da CMN, afirmou que decidiu se candidatar ao cargo de vereadora graças ao incentivo do pai, acrescentando que o “histórico de injustiças” do pai pesou em sua decisão. A história, porém, é um pouco diferente da versão narrada pela vereadora.
Foi o pai, não ela, quem lançou sua candidatura à Câmara Municipal. Em maio de 2023, após a confirmação do indeferimento do seu registro de candidatura pelo TSE, Wendel Lagartixa publicou uma foto com a filha nas redes sociais anunciando que ela seria candidata em 2024 e, assim como ele foi o deputado estadual mais votado em 2022, com mais de 88 mil votos, Anne seria a vereadora “mais votada de Natal”.
Anne foi eleita com 3.518 votos, sem que a profecia do pai de ser a mais votada da capital tenha se cumprido, o que, segundo ela, foi motivo de “surpresa” para Wendel Lagartixa. “Ele também achou que eu tiraria algo maior”, declarou ela.
O vereador mais votado de Natal foi Robson Carvalho (União Brasil), com 9.785 votos. Anne Lagartixa ficou em 27º lugar entre os 29 vereadores eleitos À Câmara Municipal para a Legislatura de 2025 a 2028.
Anne Lagartixa disse que ainda não pensou em nenhum projeto de lei para apresentar, justificando que já há mais de 1.800 projetos para serem analisados na Câmara Municipal. “A criação de projeto agora vai continuar na fila de espera para ser analisado e para ser aprovado”, comentou.