País nórdico anuncia mudança na legislação para se proteger contra ameaça russa
O governo da Finlândia disse na 5ª feira (9.jun.2022) que planeja construir barreiras na sua fronteira com a Rússia. Os países têm histórico de guerras e Helsinque sente-se ameaçada pelo vizinho desde a invasão à Ucrânia.
A fronteira de 1.300 km entre os 2 territórios é coberta por floresta. Atualmente, é marcada com sinalizações e fios de plástico na maior parte do seu comprimento.
Em processo de adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o país europeu teme que Moscou envie requerentes de asilo para a fronteira.
A UE (União Europeia) acusou a Rússia de enviar centenas de imigrantes do Oriente Médio, Afeganistão e África para a fronteira da Belarus com o bloco, na Polônia, no final do ano passado.
Para viabilizar a construção da barreira, a Finlândia terá de modificar a sua legislação. A emenda incluirá uma proposta que limitará a recepção de pedidos de asilo a pontos específicos de entrada.
As mudanças também permitiriam a construção de cercas e estradas no lado finlandês para facilitar o patrulhamento na fronteira.