A empresa Beijing Tianbing Technology confirmou o incidente com o Tialong-3 e informou que ocorreu uma falha durante um teste
Uma foguete chinês foi lançado por engano neste domingo (30/6) e caiu em uma montanha da cidade de Gongyi, na China. A empresa Beijing Tianbing Technology confirmou o incidente envolvendo a espaçonave Tialong-3.
De acordo com a nota da empresa sobre o incidente, o caso ocorreu por volta das 15h43, no horário local, durante a realização de um teste de energia. Um módulo teria se soltado da plataforma em Gongyi, por uma falha estrutural.
Vídeos do momento em que o foguete caiu foram registrados e compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o acidente causou muita fumaça mas que não há relatos de feridos.
O Tianlong 3 é um veículo de lançamento de líquido personalizado para a construção da constelação de Internet via satélite da China. Na nota, a Beijing Tianbing Technology comparou o foguete ao Falcon 9 da SpaceX.
Ele tem diâmetro de 3,8 metros, capacidade de transporte da órbita terrestre de 17 toneladas e capacidade de órbita sincronizada com o sol de 14 toneladas.