18.1 C
Ouro Branco

Governo do RN assina acordo para realizar primeiro concurso do Idema

Anúncios

Órgão, criado em 1974 no estado, entende que tem a necessidade de nomear 180 servidores. Objetivo é de que primeiras nomeações sejam feitas em 2024.

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai realizar o primeiro concurso público da história do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão que foi criado em 1974 no estado.

O anúncio foi formalizado após a assinatura de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) pelo Executivo Estadual e pelo Ministério Público de Contas. O acordo foi firmado na terça-feira (6) na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Natal.

Após um diagnóstico e feito um plano de reestruturação administrativa do Idema, foi entendido que a necessidade atual do Instituto é nomear 180 profissionais efetivos para preenchimento de cargos.

A previsão é que o edital do concurso público seja publicado em dezembro, ocorrendo as nomeações para 72 vagas entre maio e junho de 2024, e os demais em 2025.

Segundo o governo do RN, o quadro atual de pessoal do Instituto é composto principalmente por agentes temporários, que desempenham funções relacionadas à fiscalização e licenciamento ambiental.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Administração do RN (Sead) em fevereiro de 2023, o Idema tem um total de 257 cargos de técnico de nível superior vagos devido a aposentadorias ou falecimentos.

O Termo de Ajuste de Gestão é necessário porque o estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos