19.9 C
Ouro Branco

Governo do RN faz proposta para pagar salário em atraso dos anestesistas; Prefeitura de Natal não comparece a reunião

Anúncios

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) apresentou proposta para quitar o pagamento dos salários em atraso dos anestesiologistas, referente ao mês de julho de 2022, até o fim desta semana. A  sinalização foi apresentada pelo Secretário de Estadual de Saúde, Cipriano Maia,  à diretoria da  Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest/RN). Segundo a Sesap, há também possibilidade de realizar novo pagamento até o final de janeiro. No entanto, a Prefeitura do Natal não enviou representante. 

A proposta com a previsão dos pagamentos acontece depois de quase um mês de paralisação dos profissionais cooperados que afeta tanto os serviços prestados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às demandas emergenciais. Após a apresentação da alternativa para resolver o impasse, a SESAP pediu a retomada dos atendimentos eletivos. 

Embora tenha reforçado o compromisso da Coopanest de realizar todos os procedimentos de urgência e emergência na rede credenciada ao SUS, o presidente da Coopanest, Vinícius Luz, mostrou dificuldade em atender a solicitação, isso porque a cooperativa continua sem receber os repasses referentes aos serviços de média e alta complexidade, que são de responsabilidade do governo federal e repassados pela Prefeitura do Natal. 

Conforme mostrou matéria publicada pela TRIBUNA DO NORTE, apenas em uma semana de paralisação dos anestesistas cerca de mil cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas, uma vez que até o momento apenas  procedimentos de urgência e emergência contam com a atuação dos cooperados pelo sistema de saúde pública. Na Liga Contra o Câncer, por exemplo, os  pacientes que não apresentam  quadros de urgência não conseguem fazer biópsias, ressonâncias, tomografias, endoscopias e colonoscopias, de acordo com a coordenadora de anestesiologia da unidade, Aline Tavares.

Sem a apresentação de propostas por parte da Prefeitura do Natal, a Cooperativa dos Anestesistas não consegue avançar nas negociações. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), às 9h, desta terça-feira (10), a fim de obter resposta sobre a ausência na reunião e a posição da pasta sobre o pagamento, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos