24.3 C
Ouro Branco

Guedes: vamos reapresentar “o Carteira Verde e Amarela”

Anúncios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (19), durante palestra no congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que o Auxílio Brasil e o investimento privado têm turbinado o crescimento econômico.

“Apesar da queda de 40 anos do investimento público, o investimento privado está turbinando o crescimento. Entretanto, os modelos econômicos ainda não conseguiram captar essa mudança de eixo da economia. Os fatos estão derrubando as expectativas adversas. O fiscal está forte, o monetário está no lugar, além de termos geração de emprego e renda”, disse.

Sem entrar em detalhes, o ministro detalhou que pretende criar ferramentas e instrumentos para recuperação do investimento público e também recuperar e acelerar programas de transferência de renda.

“Vamos transferir propriedades. São fundos de recuperação para o investimento publico e ao mesmo tempo fundos de aceleração dos programas de remoção de desigualdades. Vamos reapresentar o Carteira Verde e Amarela para geração de emprego em massa. Queríamos criar essa rampa de ascensão social, mas o Congresso não deixou”, disse.

Juros

Paulo Guedes afirmou  ainda, no congresso da Abimaq,  que a taxa de câmbio no Brasil, acima de R$ 5, é mais realista. “A taxa de câmbio é mais realista agora. Com a política fiscal mais forte, o juro neutro é mais baixo e o câmbio de equilíbrio é mais alto. Todo bom economista sabe disso e reconhece isso. Essas duas lâminas que cortavam a indústria, juros altos e câmbio subvalorizado, já foram removidas. Agora estamos atacando a ferramenta de desindustrialização em massa que é o IPI. Cortamos 35% das alíquotas agora e a ideia, em um segundo mandato, é acabar com esse imposto”, resssaltou.

Guedes também declarou que a reforma tributária vai ajudar o Brasil com a tributação de dividendos e a correção da tabela de Imposto de Renda da Pessoa Física.

O ministro também se comprometeu em fazer acordos comerciais, mas atento à proteção à indústria. Segundo ele, a redução da Tarifa Externa Comum do Mercosul ficará parada até a redução de outros impostos. “Somos cuidadosos com a indústria, queremos reindustrializar o Brasil”, disse.

América Latina

Para o ministro da Economia a América Latina está desmanchando, com políticas populistas, irresponsáveis do ponto de vista fiscal e cortejando autoritarismo. “A América Latina está desmanchando com políticas populistas, irresponsáveis do ponto de vista fiscal, cortejando autoritarismo. É o caminho da Venezuela e estavam colocando o Brasil nesse caminho, em direção a um sistema político de baixa qualidade. Estamos vendo, desde o início, a democracia brasileira é resiliente”, afirmou.

Segundo Guedes, o Brasil é uma potência energética, alimentar e geopolítica. “O Brasil é o único país que está nos Brics e vai entrar na OCDE. O Brasil está nos dois, reconhecido como um potencial alimentar no mundo. Vamos acreditar no nosso País. Já estamos no caminho da prosperidade, basta votar corretamente”, disse.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos