Pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (17) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 50% das intenções de voto para o 2º turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que neste ano tenta a reeleição, aparece com 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, caso as eleições tivessem ocorrido na segunda-feira, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Os votos válidos, vale lembrar, são contabilizados ao se excluir os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Já na sondagem espontânea, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42%. Os votos Brancos e nulos somaram 6% e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar.
Na comparação com a pesquisa anterior do Ipec, na qual Lula tinha 51% e Bolsonaro aparecia com 42%, o novo levantamento apresentou uma oscilação de 5% para 6% entre os eleitores que pretendem votar branco/nulo. Ao todo, foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17).