Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, é o carro de cerimônias da Presidência; modelo foi usado pela primeira vez em 1º de maio de 1953 por Getúlio Vargas
Em entrevista coletiva, a coordenadora da festa da posse, Janja, revelou que o Rolls-Royce presidencial foi danificado na posse de Bolsonaro. Portanto, ainda não se sabe se o carro estará em condições para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro de 2023.
“O presidente Lula estará no carro aberto, como é o protocolo, se o Rolls-Royce estiver em condições, porque parece que ele foi danificado na última posse”, disse.
Procurado pela CNN, o Palácio do Planalto nega danos no veículo. “Informamos que o veículo Rolls-Royce, que é utilizado nas cerimônias de posse presidencial, encontra-se em perfeitas condições de funcionamento, situação que se mantém na presente data”, informa a Presidência, em nota.
O Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, é o carro de cerimônias da Presidência. Ele é usado apenas nos desfiles de posse, visitas de Estado e durante as comemorações da Independência.
O modelo foi usado pela primeira vez em 1º de maio de 1953 por Getúlio Vargas.
Durante a coletiva, a futura primeira-dama deu detalhes do planejamento da posse do presidente eleito.
“A gente espera começa o translado do carro até o Congresso por volta de 14h30 e começar no plenário do Congresso Nacional às 15h. No Planato, a gente espera começar por volta das 17h, porque a gente quer contar com o belo pôr do sol de Brasília para termos lindas imagens”, contou.
“A gente espera terminar por volta de 18h30 no Planalto para dar sequência no Itamary. E aí, se começa a recepção no Itamaraty, como está programa, às 19h30, para dar tempo do deslocamento das autoridades e chefes de Estado”, finalizou.
Janja ainda falou sobre o Festival de Futuro, que terá shows de diversos artistas brasileiros, que está previsto para começar assim que terminar a posse oficial no Palácio do Planalto.
“A expectativa é de um público em torno de 300 mil pessoas para essa grande festa”.