16.1 C
Ouro Branco

Jornalista Fred Luna tem morte cerebral confirmada

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

O jornalista Frederico Augusto Luna Tavares, 53 anos, teve morte cerebral confirmada na noite desta segunda-feira (27). Ele estava internado no hospital Metropolitano doutor Célio de Castro, em Belo Horizonte, desde quinta-feira (23), após intensa campanha de mobilização de amigos para garantir atendimento por via judicial em uma unidade privada devido à falta de estrutura da rede pública de saúde local. Ele morava há 1 ano na capital mineira.

A família decidiu doar os órgãos do jornalista. O hospital pediu 24 horas para concluir as pendências burocráticas para realizar o procedimento. O jornalista será sepultado no jazigo da família em Campina Grande (PB), onde Fred nasceu. O translado do corpo, no entanto, ainda depende dos trâmites do processo. Ele deixa três irmãos: Angelina e Tadeu, que moram em Campina Grande, e Ana Maria, residente em Natal.

Uma campanha de arrecadação de recursos foi lançada nos últimos dias pela família e amigos para ajudar a custear processos judiciais afim de garantir o tratamento no hospital. Com a morte de Fred confirmada, familiares usarão o dinheiro para bancar o translado do corpo para a Paraíba, passagens aéreas de um dos irmãos e esposa que estão em Belo Horizonte, além de outras despesas relacionadas ao sepultamento. Em breve, de acordo com a família, o valor total arrecadado será divulgado.

Aneurisma

Fred Luna sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico em 17 de janeiro após dar entrada no hospital João XXIII de Belo Horizonte, em razão de fortes de dores na cabeça. Segundo a equipe médica, o AVC foi provocado pela ruptura de um aneurisma. O jornalista foi submetido a uma cirurgia de urgência e permaneceu em observação com o auxílio de sedativos.

Após uma leve melhora ao apresentar movimentos e reações, o quadro voltou a piorar no final de semana com novo sangramento do aneurisma.

Fred Luna era natural de Campina Grande e morou em Natal por vários anos, onde fez inúmeros amigos. Estudou no curso técnico da antiga ETFERN. Formado em jornalismo pela UFRN, tinha mestrado em História e pós-doutorado em Arquitetura pela mesma universidade.

Paixão pela arquitetura

A arquitetura era uma de suas grandes paixões. Na academia, Fred aprofundou os estudos sobre a relação dos arquitetos Arialdo Pinho e Aguinaldo Muniz com os bairros de Petrópolis e Tirol. Pinho ficou conhecido como projetista de alguns dos prédios modernistas dos dois bairros, enquanto Muniz é responsável pelo desenho inovador de várias casas na mesma região. Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, em julho de 2018, o jornalista doutor em Arquitetura falou sobre a pesquisa que desenvolvia na época.

Apaixonado por carnaval, assíduo frequentador das ladeiras de Olinda, Fred Luna trabalhava na assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Conhecido pela gentileza e alegria, Fred completaria 54 anos em 30 de janeiro.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos