O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a cassação do senador Magno Malta.
A notícia-crime apresentada por Contarato se refere às declarações de Malta sobre o jogador Vinícius Jr.
Durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Malta comentou o mais recente episódio de racismo contra o Vini Jr. Durante o jogo contra o Valencia, o atacante do Real Madrid voltou a ser chamado de “macaco” pela torcida adversária.
“As emissoras ficam revitimizando ele pra ganhar Ibope. É uma descaração. Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Veja quanta uma hipocrisia”, disse o senador.
Líder do PT no Senado, Fabiano Contarato
Na notícia-crime, encaminhada à presidente STF, ministra Rosa Weber, Contarato lembrou outro trecho do discurso de Malta. “Se eu fosse um jogador negro, entraria em campo com uma leitoinha branca nos braços para mostrar que não tem nada contra brancos”.
“Utilizar-se do seu mandato parlamentar para proferir discursos de ódio, associados a falas nitidamente racistas, é conduta que não pode ser tolerada tanto pelo Congresso Nacional quanto pelo Poder Judiciário”, diz o documento.
O líder do PT pede a abertura de investigação criminal contra Malta para apurar os crimes de racismo e danos morais coletivos. Caso a ação seja julgada procedente, Contarato pede a cassação do mandato de Malta.
METRÓPOLES