17.1 C
Ouro Branco

Lula faz balanço de 18 meses de governo e destaca responsabilidade fiscal

Anúncios

“A democracia venceu”, disse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite deste domingo (28/7), durante um pronunciamento à nação para discutir sobre “os rumos do país”. Durante o discurso, Lula destacou os projetos realizados durante os 18 primeiros meses de governo e falou sobre os futuros eventos que serão realizados no país.

“Quando terminei o segundo mandato, há 14 anos, a economia crescia mais de 4% ao ano. Tiramos o Brasil do mapa da fome. De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país”, disse Lula, criticando o antecessor.

Citando a mãe, dona Lindu, Lula falou da importância de manter a responsabilidade fiscal. “É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais. Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e reduzir o preço dos alimentos e produtos essenciais, inclusive a carne.”

O presidente destacou que programas importantes implantados em seu governo foram “abandonados”, como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida. “Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. O Brasil era um país em ruínas”.

No balanço, o chefe do executivo citou a abertura de 100 novos Institutos Federais, o lançamento do programa Pé-de-Meia, mais vagas ofertadas no Mais Médicos, o aumento do salário mínimo e a proteção do meio ambiente e diminuição do desmatamento na Amazônia.

“A proteção do meio ambiente voltou a ser prioridade neste um ano e meio de governo. Reduzimos em 52% o desmatamento na Amazônia. Resgatamos as políticas de proteção dos direitos das mulheres, do povo negro, dos indígenas, das pessoas com deficiência e LGBTQIA+. O Brasil se reencontrou com a civilização”, ressaltou.

Lula celebrou a realização da cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O presidente também informou que o Brasil será sede da próxima edição dos Jogos do BRICS, que ocorrem em 2025.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos