18.1 C
Ouro Branco

Mais nova unidade de conservação do RN vai ganhar Ecoposto

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Mais nova unidade de conservação estadual da natureza do Rio Grande do Norte, o Monumento Natural Cavernas de Martins (Mona Martins) está prestes a ganhar um ecoposto. Isso porque, nesta quinta-feira (13), a equipe do Idema e o procurador do Estado Francisco de Matos Sales apresentaram, ao prefeito de Martins, Paulo César (PSB), a imissão de posse dos terrenos onde será construído o equipamento.

A imissão é um documento jurídico que reconhece a posse do território. Abrangendo 3.538 hectares e criado em 2022, o Mona Martins é a maior unidade de conservação estadual do RN localizada no bioma Caatinga.

Ecoposto é uma estrutura que conta com guarita, casa sede e Casa Staff, compondo um ambiente completo para atividades de gestão, pesquisa e apoio aos colaboradores.

Fabiana Medeiros, gestora da unidade de conservação, destaca que o ecoposto é uma sede administrativa e “desempenha um papel central na coordenação, gestão, monitoramento, controle, infraestrutura, atividades de sensibilização e educação ambiental, atendimento ao público e interação com a comunidade”.

Saiba Mais: Rio Grande do Norte tem 11 unidades de conservação da natureza

Segundo Fabiana, ainda não é possível prever quando o equipamento ficará pronto, pois ele será construído com recursos de compensação ambiental, e os trâmites burocráticos ainda estão em discussão entre o Idema, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a empresa responsável pela compensação ambiental.

“O ecoposto é um espaço fundamental para garantir a efetividade das ações de conservação e o envolvimento de todos os atores relevantes na proteção do patrimônio natural. Além disso, o ecoposto contribui para fortalecer a presença do Estado na região, contribuindo para o exercício do poder de polícia da Administração Pública com a devida fiscalização necessária para efetivar o cumprimento das leis e normas de proteção ambiental”, afirma a gestora, que defende as ações de combate a atividades ilegais, como desmatamento e caça.

O equipamento foi projetado pela supervisora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia do Idema, Cris Martins.

Para atingir alguns dos objetivos da gestão da unidade de conservação, o equipamento abriga estruturas como sala para administração e almoxarifado, auditório (inclusive para realização de reuniões do conselho gestor), palestras e cursos, alojamento para pesquisador, alojamento para o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do RN, espaços para exposições e atividades de educação ambiental.

O diretor técnico do Idema, Thales Dantas, defende que “esse projeto reflete o compromisso do Idema com a preservação ambiental e a valorização dos espaços naturais, garantindo estrutura adequada para visitantes, pesquisadores e colaboradores”.

“O ecoposto também é um local onde os visitantes podem obter informações, orientações e autorizações para acessar a área protegida”, Fabiana pontua.

Mona Martins

“O Mona Martins compreende-se como um grande atrativo natural para impulsionar ações de conservação da Caatinga, do patrimônio espeleológico, geodiversidade e de promoção do turismo sustentável”diz Fabiana.

A unidade conta com um dos principais atrativos naturais da região, a Casa de Pedra (caverna), que é, segundo a gestora, uma formação geológica constituída de calcário e mármore, considerada a segunda maior caverna de mármore do Brasil. A visitação é permanente e pode atingir picos de mais de 300 visitantes por dia em feriados.

“Considerando a beleza cênica e potencial paisagístico da Casa de Pedra (caverna), a referida área que foi desapropriada para a construção do ecoposto localiza-se estrategicamente na borda do platô da serra, com vista para a referida caverna. Com isso, esse equipamento terá um grande potencial de atração de visitantes”conclui.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos