Depois de pouco mais de um mês de perder as eleições no segundo turno, a deputada federal Natália Bonavides (PT) retornou às bases para conversar com a população. Em plenária realizada na noite de segunda-feira (9), no bairro das Rocas, um dos bairros onde venceu a disputa contra o prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil), a petista agradeceu os votos conquistados, mas sinalizou que seguirá apostando na mobilização popular nos próximos anos para disputar novamente a Prefeitura de Natal.
Natália disse que seu foco, no momento, é continuar com o mandato de deputada federal e disputar a reeleição em 2026, mas também afirmou que “chegou gigante no segundo turno”, acrescentando que esse crescimento “mostrou que existe uma parcela da cidade que quer uma mudança no rumo da gestão da Prefeitura de Natal”.
“A nossa campanha quebrou um mito de que Natal não teria espaço para um governo popular. A ideia é que a gente faça esses encontros em diferentes regiões da cidade para que tenhamos esse acúmulo no debate. Em todas as falas foi citada a necessidade de formação política nos bairros. Essa será uma tarefa importante daqui pra frente”, declarou.
Apesar de perder as eleições no segundo turno, Natália obteve a maior votação da história do PT nas eleições municipais em Natal. A deputada conquistou 179.714 votos, que representam 44,66% dos votos válidos. Paulinho Freire foi eleito com 55,34% dos votos válidos.
A plenária, chamada de “Construir a Alegria: Organizar a Luta em Natal Pós-Eleições”, indica que o PT apostará no caminho de se reaproximar das bases. Natália afirmou que o objetivo “é juntar o maior número de pessoas que tenham as ideias alinhadas ao projeto que construímos”.
“Desde que me coloquei como candidata a vereadora, deputada e depois prefeita, fizemos esse contato olho a olho com as pessoas. É essa forma de fazer política que acreditamos”, destacou.
O presidente estadual do PV e vereador de Natal, Milklei Leite, que foi o candidato a vice na chapa de Natália, foi mais explícito ao defender que a deputada federal seja candidata a prefeita novamente em 2028.
“Vamos sim seguir mobilizando (o povo). Muitas pessoas nos disseram depois da eleição que não foi dessa vez, mas que na próxima dará certo. Na minha opinião, precisamos de Natália novamente (candidata a prefeita em 2028), vamos conversar com o povo”, declarou.
Participaram da plenária as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas, o vereador Daniel Valença, a vereadora Brisa Bracchi e a vereadora eleita Samanda Alves, além de militantes e ex-candidatos/as a vereador/a da Federação PT-PV-PCdoB.