Os Estados Unidos da América (EUA) estão em alerta climático após uma série de nevascas atingirem o país nos últimos dias. O fenômeno deixou milhares de pessoas sem energia, provocou o cancelamento de voos e eventos e chegou a deixar algumas pessoas desabrigadas.
Neste sábado (13/1), moradores de uma cidade de Iowa enfrentaram rajadas de vento de 72 quilômetros por hora para cavar a neve ao redor das casas, de acordo com reportagem divulgada pelo New York Times. O jornal afirmou ainda que moradores de uma cidade de Nova Jersey precisaram deixar suas casas após enchentes atingirem o local.
Quem tentou voar no país também enfrentou dificuldades. De acordo com o site de rastreamento FlightAware, mais de 1,2 mil voos foram cancelados e mais de 4,3 passaram por atrasos. Mas dirigir também não tem sido recomendado em todos os locais. Cidades como Buffalo, no oeste de Nova York, proibiram a circulação de carros a partir das 21h deste sábado.
Esse é um dos invernos mais rigorosos dos Estados Unidos. No meio-oeste, as temperaturas se aproximam de 45 °C negativos, e o momento oferece “risco de vida”, segundo alguns meteorologistas.