A expressiva popularidade de clubes do exterior no Brasil, como aponta “O Maior Raio-X do Torcedor”, é impulsionada por torcedores das regiões Norte e Centro-Oeste.
Com times de menor apelo popular e nenhum título de expressão (Brasileirão e Copa do Brasil) conquistado, elas se tornam terrenos férteis para a simpatia por Real Madrid, Barcelona, PSG e outros.
No Norte, que tem Paysandu e Remo, ambos do Pará, com 1% de torcida cada, 46% dos entrevistados garantiram torcer para alguma equipe estrangeira na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.
No chamado ranking da fidelidade, a Região Norte já tinha apresentado o índice mais baixo, pois 43% dos seus torcedores disseram ter apenas um clube no Brasil, contra 55% que garantiram torcer por mais de um time.
No Centro-Oeste
Já no Centro-Oeste, única região que não teve nenhum time alcançando pelo menos 1% da preferência nacional, 37% dos torcedores têm algum “clube do coração” fora do Brasil.
O número é próximo dos 36% registrados no Sudeste, onde estão concentrados os clubes de maior torcida e que dominam as principais competições nacionais.
Essas marcas se aproximam muito também da média nacional, que é de 35% dos torcedores tendo algum clube fora do País.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
Fonte: CNN