Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sesap informou nesta terça-feira 6 que nova cepa foi descoberta no RN; pasta reforça a necessidade de manter esquema vacinal completo
O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico de Covid-19 e de Vigilância Genômica, detectou uma nova variante da Covid-19 no Rio Grande do Norte, a BE.9. A variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5. De acordo com dados da Fiocruz, as duas subvariantes (BQ.1 e BE.9) compartilham algumas das mesmas mutações e foram encontradas inicialmente no Amazonas.
“Como se trata de uma variante que possui mutações na proteína S, utilizada pelo vírus para invasão celular, e que está associada ao aumento do número de casos no Amazonas é necessário observarmos o cenário epidemiológico nas próximas semanas”, disse o diretor administrativo do Lacen/RN, o biomédico Derley Galvão.
No Rio Grande do Norte foram analisadas 36 amostras coletadas entre 3 e 18 de novembro de 2022 e identificadas 7 linhagens, sendo duas amostras referentes à BE.9, oriundas dos municípios de São Bernardo do Campo/SP e Natal.
“Observar a partir da vigilância genômica a circulação de uma nova variante, que inclusive, foi observada em outros estados com aumento no número de casos e potência na transmissão da doença, nos faz ampliar as ações de vigilância. A vacinação das doses de reforço se faz urgente”, afirmou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) reforça o apelo à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e a higienização das mãos.
Variantes BQ.1 e BN.1.5 foram identificadas no mês passado
No fim de novembro, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que havia detectado duas novas variantes em sequenciamento de amostras positivas para SARS-CoV-2, referentes ao período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, provenientes dos municípios de Natal e Parnamirim.
Do sequenciamento de 32 amostras positivas para SARS-CoV-2, mais da metade são novos tipos de SARS-CoV-2, sendo 16 da nova variante BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5, além de outras 14 amostras da BA.5, que já circulava desde maio de 2022.
“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com Covid-19”, disse Selma Jerônimo, diretora do IMT-UFRN.