Getting your Trinity Audio player ready...
|
Governadora do Rio Grande do Norte fala ao AGORA RN sobre as eleições deste domingo
A um dia da votação em segundo turno na eleição mais acirrada do Brasil, a govenadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra (PT), afirma com todas as letras: “O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro”. Em entrevista exclusiva ao jornal AGORA RN, Fátima, que coordena no RN a campanha do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, defende que o melhor para o Brasil, mas sobretudo para o Estado, é a vitória do ex- -presidente petista.
“O Rio Grande do Norte já deu o recado, também não quer Bolsonaro. O RN, com muita sabedoria, decidiu que com Fátima governadora o melhor é Lula presidente”, diz Fátima, para quem, “é com Lula que podemos reconstruir e transformar o Brasil, recuperar a confiança e o prestígio internacional e proteger nossas riquezas naturais e nossos povos originários. É com Lula que a saúde, a segurança, a educação, a cultura e a ciência terão a atenção e a valorização que merecem. E é com Lula que o melhor vai começar no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Confira a íntegra da entrevista da governadora, concedida com exclusividade ao AGORA RN;
AGORA RN – Que a senhora achou do resultado das urnas para o governo do RN, com vitória da senhora no primeiro turno?
Fátima Bezerra – Primeiro aproveito para agradecer a votação expressiva que o povo do Rio Grande do Norte deu à nossa candidatura. Ganhar com quase 60% dos votos é motivo de muito orgulho, mas também aumenta a nossa responsabilidade e quero dar a minha palavra de que nestes próximos quatro anos vou me dedicar ainda mais. Certamente o resultado é reflexo do trabalho realizado, depois de termos encontrado um Estado destruído. A população reconheceu o nosso esforço e, mais do que isso, deu mostras de que confia no projeto de desenvolvimento que está em curso, que resgatou o respeito e a dignidade dos servidores, recuperou a capacidade de investimento do Estado e o ambiente favorável dos negócios.
AGORA RN – Para o Senado, seu companheiro de chapa não obteve êxito. Faltou voto e o que mais?
Fátima Bezerra – Olha, a nossa tática eleitoral estava correta quando fizemos uma aliança mais ampla com o MDB do deputado Walter e o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo, que era o nosso candidato ao Senado. Infelizmente, surgiu posteriormente a candidatura do PSB e essa divisão no nosso campo favoreceu a eleição de nosso adversário. Isso é fato, é só olhar a soma da votação dos dois candidatos: a maioria da população do RN disse que queria um senador do campo progressista.
AGORA RN – Representante do bolsonarismo, Rogério Marinho fará oposição à senhora. Que espera da atuação dele aqui no Estado?
Fátima Bezerra – Espero que ele atue com espírito público, de maneira institucional, nos marcos constitucionais e de maneira republicana, pelo bem do povo do Rio Grande do Norte. Ao menos é esse o tratamento que terá por parte de nosso governo.
AGORA RN – Segundo turno presidencial neste domingo, qual sua expectativa?
Fátima Bezerra – Temos as melhores expectativas com o pleito de domingo. Certamente o Nordeste vai garantir a vitória de Lula, ampliando a votação do primeiro turno. Na condição de coordenadora da campanha do Lula no RN tenho andado pelo Estado e acompanhado a movimentação política em toda a região, e o ambiente é de enorme entusiasmo com a possibilidade concreta de Lula ser nosso presidente de novo. O Nordeste tem memória e tem esperança, e sabe que é com Lula, e só com Lula, que o Brasil pode voltar a ter comida na mesa para todos, emprego digno, perspectiva de melhoria de vida. E, no Rio Grande do Norte, tenho dito por ando passo: é com Lula que o melhor vai começar. Dia 30, o Nordeste vai dar uma vitória extraordinária a Lula.
AGORA RN – Qual importância para o RN de uma vitória de Lula, sendo ele do PT, como a senhora?
Fátima Bezerra – O presidente Lula construiu uma aliança ampla para sua candidatura e tem capacidade para conversar e trabalhar com qualquer partido. É verdade que somos companheiros de partido e isso só aumenta ainda mais a nossa afinidade para manter o RN no rumo certo e avançar. Com Lula presidente, o melhor vai começar para o RN, pois teremos um parceiro permanente em prol do desenvolvimento do nosso Estado e bem-estar da nossa população. Já temos até a lista de prioridades para levar na primeira reunião dos governadores e governadoras com Lula em janeiro: um novo hospital na Grande Natal; revisão da tabela do SUS; duplicação da BR-304 (Natal-Mossoró-Ceará); obras de infraestrutura hídrica para utilizar plenamente as águas da transposição do São Francisco, para beneficiar toda a população do RN, o conjunto do Alto Oeste, Médio Oeste, Mossoró, por respeito à vida, garantia do abastecimento humano e para a irrigação rural (Canal do Apodi, Projeto Seridó, Canal do Mato Grande); recuperação das rodovias estaduais (já temos os projetos executivos e vamos iniciar já com recursos próprios); moradia popular para o RN (o presidente Lula já mencionou que vai retomar o Minha Casa Minha Vida, que foi desmontado por Bolsonaro). Na educação, onde vamos dar um foco maior, teremos – ao contrário do atual Ministério da Educação, omisso e que abandonou estados e municípios – um MEC parceiro e proativo, que vai recuperar o pacto federativo nessa área, assim como em outras áreas, como saúde, segurança, cultura, etc. Com Lula, as políticas públicas voltarão a ter a atenção necessária para que as pessoas tenham uma vida plena e integral, com direitos básicos garantidos.
“Relação com deputados será respeitosa, em favor do povo do nosso Estado”
AGORA RN – Como foi o mandato de Bolsonaro para o RN, na visão da senhora?
Fátima Bezerra – Nós pagamos R$ 1 bilhão somente em folhas atrasadas sem receber um único tostão voluntário do governo federal. O ministério então liderado por Rogério Marinho engavetou por dois anos nosso Projeto Seridó, que elaboramos no primeiro ano de governo e, achando pouco, retirou do Governo do RN a execução do projeto de Passagem das Traíras, o que ocasionou o retardamento da obra e vem causando apreensão ao povo do Seridó. Para completar, os recursos que haviam sido garantidos para 2022 para a conclusão de Oiticica não foram repassados. Haveria muito mais exemplos para ilustrar o descaso do atual presidente e seu governo com o RN. Mas nosso Estado não é uma ilha, e precisamos analisar o atual governo federal de maneira mais ampla. Bolsonaro levou o Brasil de novo ao Mapa da Fome, fez crescer a desnutrição infantil, cortou recursos para assistência social, educação e saúde e da ciência. Bolsonaro atrasou a compra de vacinas e leva nas costas 700 mil mortes por Covid-19. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro. E o RN já deu o recado, também não quer Bolsonaro. O RN, com muita sabedoria, decidiu que com Fátima governadora o melhor é Lula presidente.
AGORA RN – Em relação à Assembleia Legislativa, acredita que, pela composição eleita, precisará de maior atenção da senhora, em função da governabilidade?
Fátima Bezerra – Estou muito feliz que meu partido, com a expressiva votação que teve, conseguiu ampliar a bancada ao eleger a vereadora Divaneide Basílio, que se somará aos deputados Francisco do PT e Isolda Dantas. E aproveito para parabenizar, além deles, os demais deputados reeleitos pela federação, como os deputados Hermano Morais, Eudiane Macedo e George Soares. Destaco também a grande votação que teve o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel, e demais parlamentares aliados eleitos. A relação com a Assembleia, como sempre, se dará de maneira respeitosa, com vistas ao favorecimento do povo do Rio Grande do Norte, e é o que espero do conjunto de parlamentares.
AGORA RN – E quanto à bancada federal eleita, como pretende lidar com a maioria adversária?
Fátima Bezerra – Primeiro quero aqui ressaltar o desempenho da deputada Natália Bonavides, que foi a mais votada do Estado – e o deputado Fernando Mineiro, que recuperou seu mandato parlamentar. Mas, veja, a capacidade de diálogo do presidente Lula nos inspira a todos. Dificuldades nunca o assustaram, ao contrário, o fortalecem. E ele contará com uma base aliada muito comprometida, combativa e eficiente. Somos um time e estamos na frente. Seguiremos unidos e dispostos a ampliar o apoio em todas as instâncias.
AGORA RN – Que achou da presente campanha eleitoral até aqui, com tantos questionamentos à democracia e o componente da fake news?
Fátima Bezerra – É realmente uma campanha fortemente impactada por mentiras e ataques à democracia. E todo o campo bolsonarista se utilizou desses expedientes também para me atacar no transcurso do primeiro turno. Não deu certo! Ganhei em primeiro turno e Lula saiu na frente. O povo está atento e sabe que é com Lula que podemos reconstruir e transformar o país. Confio no acompanhamento que o TSE tem dado ao processo eleitoral e conto com o pulso forte do ministro Alexandre de Morais até que tudo esteja apurado e definido.
AGORA RN – Que mensagem deixa aos norte-rio-grandenses na véspera do segundo turno?
Fátima Bezerra – Uma mensagem de esperança e confiança na vitória de Lula. E aqui aproveito primeiro para conclamar o povo potiguar a comparecer em massa nesse domingo e exercer o direito sagrado de cidadania, que é votar. De pé no chão, quero dizer que estou muito otimista de que sairemos vitoriosos neste domingo e Lula será eleito o novo presidente do Brasil. Até que saia o último voto estaremos, junto à militância, aliados e com os nossos apoiadores, em plantão permanente de mobilização. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro. É com Lula que podemos reconstruir e transformar o Brasil, recuperar a confiança e o prestígio internacional e proteger nossas riquezas naturais e nossos povos originários. É com Lula que a saúde, a segurança, a educação, a cultura e a ciência terão a atenção e a valorização que merecem. E é com Lula que o melhor vai começar no Rio Grande do Norte.