Enquanto algumas pessoas fazem questão de manter as tradições e superstições em torno da virada do ano, como pular as sete ondinhas, comer lentilhas ou romã para garantir prosperidade, além de usar roupa branca, outras torcem para conseguir o básico e garantir a refeição do dia.
Em 2024, o natalense viu crianças ficarem sem vaga nas creches da rede municipal; assistiu à votação das alterações ao Plano Diretor de Natal, que acabaram por liberar construções na Via Costeira da cidade em nome do “progresso”; se deparou com reformas que começaram e não terminaram; e com a polêmica engorda da Praia de Ponta Negra ser realizada sem nenhuma fiscalização, além de tantas outras questões que não abordaremos aqui.
Numa cidade em processo de mudança, com demandas crescentes e entre tanta diversidade de realidades, nós fomos às ruas de Natal saber o que as pessoas esperam de 2025:
João Lucas, universitário e moto uber
“Espero que seja um ano melhor, com preços mais acessíveis e um salário mais justo porque hoje em dia o dinheiro não tá dando para pagar todas as contas que um ser humano necessita”, conta João Lucas, que costuma trabalhar das 5h às 13h como moto uber.
“Mas, às vezes, acordo mais tarde um pouquinho e fico até 18h, depende do dia, mas é bom nesse trabalho porque faço meu horário. À noite faço faculdade de Direito e não consigo trabalhar”, relata João Lucas que está no 6º período e espera concluir o curso para conseguir um trabalho melhor.
Eduardo Rafael, frentista
“Desejo não só para mim, mas para todas as pessoas alegria, abundância e espero que a infraestrutura de Natal melhore também, principalmente, na parte de educação e saúde. Para mim, a meta é voltar para academia e ter minha casa própria”.
Luciana Reinaldo, autônoma
“Espero o melhor que a vida tem de dar. Muita paz, empatia…que hoje em dia as pessoas não têm muito. A gente só quer o que é bom, não só para a gente, mas para os outros também”
Lúcia Maria, dona de casa
“Espero paz, saúde, trabalho para as pessoas que não têm, um lugar para os moradores de rua … é o que penso no meu coração, que 2025 venha com muita abundância e alegria, que as guerras no mundo acabem e que os aviões”
Francisca de Assis Pereira, cabeleireira
“Espero que 2025 seja totalmente diferente de 2024 porque para mim foi um ano difícil, de muitas perdas, mas tenho fé que vou superar”, conta Francisca, que perdeu a mãe em outubro.
Fabiano Oliveira, flanelinha
“Espero um ano com muita saúde e paz no coração e que Deus permita que a gente viva mais um ano. Meu plano é conquistar meu cantinho para sair da situação de rua, nem que seja um barraquinho. Em 2025 quero que a gente saia dessa situação e que |Deus abençoe mais e mais que é pra gente progredir”, planeja Fabiano, que vive em situação de rua com a esposa há um ano.
Kátia Portela, vigilante
“Espero muitas realizações, muitas coisas boas. Avalio que 2024 já foi um ano de mutas realizações e se a presença de Deus não nos faltar, eu creio em nome de Jesus que 2025 vai até exceder aquilo que a gente imagina ou pode pensar”, revela confiante.
Natália Vieira, dona de casa
“Para 2025 em desejo melhoria paras as crianças, mais educação, saúde e saneamento, que as pessoas possam ter oportunidade de trabalhar, porque tenho visto muito sofrimento”.
Flávio Cícero da Silva, ambulante
“Em 2025 quero saúde, primeiramente, e depois a gente corre atrás dos objetivos porque sem saúde não somos nada… pior estava na epidemia, mas estamos respirando e agora é só agradecimento”.
The post O que esperar de 2025? appeared first on Saiba Mais.