18.8 C
Ouro Branco

O que esperar de Avatar 2, sequência do sucesso de James Cameron

Anúncios

Após longos 13 anos de espera, o filme Avatar 2, intitulado Avatar: O Caminho da Água, finalmente chegará aos cinemas. A 20th Century Fox bateu o martelo, depois de muitas incertezas, para o lançamento em 15 de dezembro de 2022.

Foi em 2009 que “Avatar” se tornou um sucesso absoluto, passando da marca de US$ 2 bilhões de receita ao redor do mundo e se tornando, assim, o primeiro no ranking das maiores bilheterias globais. Treze anos se passaram e a sequência desse grande sucesso finalmente está começando a ver a luz do dia: “Avatar: O Caminho da Água” ganhou os seus primeiros detalhes de trama, assim como imagens, trailer e uma data oficial de estreia.

Ainda que poucos detalhes tenham sido revelados, com um trailer que traz mais imagens a serem apreciadas do que uma linha narrativa coesa, “Avatar: O Caminho da Água” deve trazer a mesma temática de seu antecessor: sustentabilidade, sociedade e meio ambiente. Segundo informações preliminares divulgadas pelo produtor Jon Landau para a Entertainment Weekly, temas caros ao diretor James Cameron voltam à cena.

“No final, as sequências são uma história sobre a família, e as distâncias que os pais percorrem para manter a família unida e protegida. Eu sempre digo que os filmes de [Cameron] têm temas universais. Realmente, não há tema mais universal do que a família”, explicou o produtor, quando questionado sobre o que está programando para as sequências – vale lembrar que a 20th Century Studios encomendou quatro sequências no total.

Para “Avatar 2”, a trama segue esse tom ao contar a história de Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña), que vivem com sua nova família no planeta Pandora. Quando uma ameaça familiar retorna, Jake precisa unir forças com Neytiri e o exército Na’vi para proteger seu planeta e sua família. Além dos dois, o filme deve contar com o retorno de Stephen Lang e, apesar da personagem ter morrido no primeiro filme, Sigourney Weaver.

Por fim, James Cameron, que dirigiu o primeiro longa-metragem e é o nome por trás de filmes como “Titanic” e “O Exterminador do Futuro”, retorna para a cadeira de diretor.

Novos atores, novas tecnologias

Apesar do retorno de todo o elenco, “Avatar: O Caminho da Água também traz novos nomes”, ainda com papéis não revelados. Dentre outros, estão Cliff Curtis, CCH Pounder, Joel David Moore, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e, o maior nome da nova leva de atores, Kate Winslet, protagonista do segundo maior sucesso de Cameron, “Titanic”.

Além disso, assim como aconteceu no primeiro filme, que trouxe uma tecnologia 3D de ponta, é esperado que “Avatar: O Caminho da Água” apresente inovações. No início, era cogitada a possibilidade de assistir ao filme em 3D sem a necessidade do uso dos óculos. No entanto, recentemente, exibições do longa frustraram essa expectativa com o filme.

Ainda assim, é esperado que a produção tenha sequências que aumentem a quantidade de quadros de 48 quadros por segundo (fps) para algo em torno de 120 fps. Isso deve aumentar a qualidade de cenas, fazendo com que se tornem mais vivas, reais e imersivas.

Nos bastidores, uma das principais novidades foram cenas filmadas em piscinas, com os atores submersos – Kate Winslet bateu um recorde de Tom Cruise no cinema, ao passar 7 minutos e 14 segundos submersa contra 6 minutos do ator de “Missão: Impossível – Nação Secreta”. Com isso, espera-se mais movimentos realistas em sequências debaixo d’água.

Idas e vindas

A sequência de “Avatar” teve muitas idas e vindas, com sete adiamentos. O longa estava previsto para 2014, mas James Cameron logo disse que precisava de mais um tempo. Depois, foi sendo empurrado ano a ano até chegar em dezembro de 2021, que parecia ser uma data final inviolável. Só que a pandemia veio.

Com isso, Cameron anunciou que a previsão de lançamento era para dezembro de 2022 – jogando “Avatar 3” para 20 de dezembro de 2024, “Avatar 4” para 18 de dezembro de 2026 e “Avatar 5” para 22 de dezembro de 2028. Ainda que nada seja realmente seguro no universo da franquia, porém, vale dizer que o diretor filmou o terceiro filme simultaneamente com “Avatar: O Caminho da Água”. Resta saber se não haverá outra pedra no caminho.

Para contar a história, o diretor James Cameron investiu na tecnologia 3D, gastando cerca de 230 milhões de dólares na produção do primeiro filme, de acordo com o registro oficial. O investimento deu resultado, e o público impressionou-se com os visuais – a atração gerou a arrecadação de mais de 2,8 bilhões de dólares, tornando-se o filme mais rentável da história e dando início ao que alguns especialistas chamam de “onda 3D”, com diversos filmes produzidos com foco em dar destaque aos efeitos especiais.

Na nova aventura, Cameron busca o mesmo efeito, e já disse em entrevistas que deseja entregar uma tecnologia cinematográfica “nunca antes vista”. De acordo com a Variety, o terceiro filme da franquia já foi filmado, mas deve estrear apenas em 2024, e outros dois também devem ser lançados nos próximos anos – totalizando cinco filmes de “Avatar”.  O orçamento da produção, repleta de efeitos especiais, é estimado em US$ 250 milhões. 

Em uma conversa com a Variety, o diretor e roteirista James Cameron disse que as filmagens de Avatar 2 e Avatar 3 já estão concluídas, e que a primeira parte de Avatar 4 já foi gravada. Cameron conta que desde 2013 a equipe vem criando o mundo que será visto nos próximos filmes. Ele não está preocupado com atrasos, e diz que a magnitude do projeto é semelhante a criar dois filmes e metade de um terceiro em animação, sendo que um levaria cerca de quatro anos pra ser produzido. De acordo com o The Hollywood Reporter, o trailer de Avatar 2 somou 148,6 milhões de visualizações nas 24 horas iniciais, com 23 milhões vindos da China.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos