Um dos nomes cotados pelo PT do Rio Grande do Norte para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026, o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, declarou que “está à disposição das lutas futuras” do partido e da sociedade e afirmou que a população da região Seridó sente “a necessidade de ter uma representatividade mais ativa com o olhar para o desenvolvimento regional das micro regiões do estado”.
“Por onde eu tenho andado aqui no Seridó, eu tenho sentido do povo a necessidade que a região tem de ter um deputado federal com raízes fincadas na vida real da região, sem perder de vista todas as regiões do interior do Rio Grande do Norte”, declarou.
O prefeito que está encerrando seu segundo mandato e elegeu o seu sucessor, Lucas Galvão (PT), disse que a Avante, tendência interna do PT que ele integra, cuja liderança maior é a governadora Fátima Bezerra, “está discutindo que caminhos seguir para 2026 com as nossas lideranças” e que “esse debate está apenas começando”.
Além dele próprio, Odon citou os nomes do deputado estadual Francisco do PT e da vereadora eleita de Natal Samanda Alves, ambos militantes da mesma corrente interna petista, como possíveis pretendentes a uma vaga na Câmara Federal em 20206.
“Eu, pessoalmente, enxergo que o PT vem forte para as disputas proporcionais em 2026, buscando eleger três ou quatro deputados federais”, animou-se o prefeito.
Em 2022, pela primeira vez na história do PT do RN, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara dos Deputados com a reeleição de Natália Bonavides e a eleição de Fernando Mineiro, que havia sido eleito em 2018, mas não assumiu o mandato.
“Nossa meta nesse próximo período é fortalecer cada vez mais o governo Fátima e fortalecer também o governo Lula, mostrando as importantes realizações desses governos para o estado, para que possamos chegar fortes em 2026”, disse o prefeito.
Odon Júnior também acredita que o PT ampliará seu espaço na Assembleia Legislativa com a eleição de até cinco deputados estaduais em 2026. Atualmente, o partido tem três representantes no Legislativo do RN: as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas e o deputado estadual Francisco do PT.
“O nosso partido tem muitas novas lideranças em ascensão”, destacou, citando os nomes do PT de Natal, o vereador reeleito Daniel Valença, a vereadora reeleita Brisa Bracchi e a vereadora eleita Samanda Alves.
Odon também citou, como exemplos de renovação do partido, lideranças do interior do estado, a começar pela cidade de Currais Novos, como o prefeito eleito Lucas Galvão e o vereador reeleito Mattson Ranier. Ele lembrou ainda da vereadora eleita de Caicó Ana Aline e a suplente de vereadora Dany Guedes.
De Mossoró, o prefeito mencionou a vereadora reeleita Marleide Cunha e a vereadora eleita Plúvia Oliveira. Em Pau dos Ferros, o partido reelegeu a vereadora Professora Aldacéia, que foi outra liderança citada pelo prefeito de Currais Novos.
“Um partido que tem tantos nomes assim, junto com a liderança nacional do presidente Lula, tem muito o que contribuir com esse estado nas várias posições políticas”, ressaltou o prefeito.