A Operação Normandia, realizada na manhã desta sexta-feira (17), resultou na prisão de 18 pessoas suspeitas de tráfico de drogas, assaltos e envolvimento na morte de agentes da segurança pública.
Uma força-tarefa composta por policiais civis, militares e federais desmantelou uma organização criminosa que atuava no litoral sul do Rio Grande do Norte.
De acordo com as investigações, o grupo movimentava cerca de R$ 150 mil por mês com a prática desses crimes. O dinheiro era repassado para José Kemps Pereira de Araújo, conhecido como Alicate, um dos chefes de uma facção criminosa que atua no estado e apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos recentes. Alicate foi preso em janeiro e transferido para o Presídio Federal de Mossoró nesta semana.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de armas e drogas. A força-tarefa contou com o apoio de 150 policiais e do helicóptero potiguar 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A facção criminosa responsável pelos ataques já havia sido apontada como autora da morte de pelo menos quatro policiais nos últimos três anos, além de outras vítimas de assaltos e violência. A Força-Tarefa Susp de Natal/RN é composta por diversos órgãos de segurança pública para o enfrentamento ao crime organizado no estado.
BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA: INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ATÉ 11h30 DO DIA 17/03/2023
- 93 suspeitos presos* (sendo 2 adolescentes, 10 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina)
- 20 armas de fogo apreendidas
- 4 simulacros de arma de fogo apreendidos
- 62 artefatos explosivos apreendidos
- 23 galões de gasolina apreendidos
- 10 motos apreendidas
- 2 carros apreendidos
- Dinheiro apreendido
- Drogas apreendidas
- Munições apreendidas
- Produtos de furto recuperados