Antes de completar um mês no cargo, a agora ex-secretária de Saúde de Natal, Leidimar Murr, foi exonerada do cargo pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil), através de portaria, publicada na quarta-feira (29), em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). É a segunda troca no secretariado da nova gestão municipal. A primeira aconteceu no dia 13 de janeiro, com a exoneração de Danielle Mafra da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que passou a ser ocupada pela irmã do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), Andrea Costa Dias de Viveiros.
A mesma edição do DOM trouxe o nome da servidora Rayane Araújo Costa, até então secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde, como substituta interina de Leidimar Murr na Secretaria Municipal de Saúde.
Um dos nomes cotados para assumir a pasta é o da médica Fernanda Costa (PL), esposa do deputado estadual Tomba Farias (PL), candidata derrotada à Prefeitura de Santa Cruz. A indicação dela é defendida pela ala bolsonarista que apoiou a candidatura do prefeito Paulinho Freire.
Procurada pela reportagem da Agência Saiba Mais para comentar a exoneração, a gestão do prefeito Paulinho Freire, através da Secretaria Municipal de Comunicação, afirmou que não faria “nenhum comentário sobre o assunto”.
Em comunicado oficial, o prefeito Paulinho Freire informou que “atendeu o (sic) pedido de demissão da Dra. Leidimar Murr da Secretaria Municipal de Saúde” e agradeceu, em nome da Prefeitura de Natal, “por sua dedicação enquanto esteve à frente da SMS e fazemos votos de, ainda mais, sucesso em sua brilhante carreira”.
A “brilhante carreira” da agora ex-secretária não foi suficiente para segurá-la no cargo. Indicada para a pasta pelo Sinmed-RN (Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte), Leidimar Murr, segundo informações de bastidores, teve sua exoneração atribuída ao fato de se recusar a conversar com fornecedores da SMS, além de ter colocado em cargos estratégicos da pasta pessoas que seriam ligadas ao Partido dos Trabalhadores.
De acordo com fontes da Agência Saiba Mais, a queda da ex-secretária também se deve à insatisfação da titular da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), Nina Souza, esposa do prefeito Paulinho Freire.
A causa da insatisfação, segundo as mesmas fontes, é que a ex-secretária não estaria conseguindo “fazer entregas” nos primeiros dias de gestão na Secretaria Municipal de Saúde.
Em suas redes sociais, a ex-secretária publicou cópia da sua exoneração “a pedido” no Diário Oficial do Município. A nossa reportagem enviou mensagens pedindo para ela comentar o assunto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.
Leidimar herdou uma pasta com muitos problemas deixados pela gestão do ex-prefeito Álvaro Dias, como a superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), três meses de salários atrasados de terceirizados que trabalham na SMS e atraso no pagamento de fornecedores.