Sete pescadores da comunidade Porto de São Pedro, em Macau, na Região da Costa Branca potiguar, participaram da pescaria na Praia da Soledade nessa quarta-feira (8).
Uma pescaria realizada em Macau, na região da Costa Branca potiguar, nessa quarta-feira (8) resultou na captura de 5 toneladas de peixes. Os animais pescados são da espécie xaréu.
Ao todo, sete pessoas da comunidade Porto de São Pedro participaram da pescaria na praia de Soledade. O trabalho começou às 5h, com uso de rede de tresmalho – estrutura que possui três malhas sobrepostas.
“É difícil acertar o cardume de xaréu quando ele vem. Quando você não tem experiência, naquele momento ali, você não consegue cercar”, contou Edmar Rodrigues, de 47 anos, que participou da pesca.
“Quando o cardume vem, a gente fica sempre pedindo: ‘Jesus, manda pro lado da gente esse cardume’. E quando o cardume está cercado, a gente fica pedindo a Deus que não saia de dentro da rede”.
Pescadores já haviam capturado 5 toneladas de peixe anteriormente
Há a exatamente um ano, Mazinho, como é mais conhecido, e outros onze pescadores também haviam conseguido capturar 5 toneladas de peixe.
Segundo Mazinho, naquela oportunidade uma parte dos peixes foi vendida – cerca de três toneladas – e outra parte entregue à comunidade. A venda dos peixes rendeu cerca de R$ 17 mil ao grupo de pescadores.