A Executiva do PL (Partido Liberal) decidiu transferir o número usado pelo deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PL-SP), para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os 2 pretendem sair candidatos à reeleição em outubro.
O Poder360 apurou que a cúpula da sigla votou por unanimidade a mudança do número que aparece na urna eletrônica. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse a aliados que Tiririca é importante para o partido, mas que não há o que fazer se ele decidir sair da legenda.
Tiririca disse no fim de semana que poderia “desistir da eleição” em 2022 por um conflito na sigla partidária. “Estão querendo pegar meu número para dar para o Eduardo Bolsonaro”, disse à CNN Brasil.
Ao portal UOL, Tiririca disse que, se ele soubesse que ia perder o número de campanha, “tinha trocado de partido no período da janela” partidária. Desde 2010, Tiririca usa o “2222” para ser eleito nas urnas.
O número é similar ao novo que será usado por Jair Bolsonaro (PL) na candidatura ao Planalto: 22. Em 2018, o presidente disputou as eleições pelo PSL, com o número 17.
Tiririca disse que soube da mudança por um congressista de outra legenda e que ninguém do PL entrou em contato com ele até agora. “Se for verdade, vou desistir da eleição. Isso é como transferir boa parte dos meus votos para Eduardo Bolsonaro”, declarou.