As polícias civis de Minas Gerais (PCMG), Santa Catarina (PCSC) e São Paulo (PCESP), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizaram uma ação conjunta nesta quarta-feira (27/9) para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A operação, chamada Lance Improvável, combate crimes de estelionato praticado por meio de sites de falsos leilões de veículos. Segundo as investigações centenas de vítimas foram lesadas em todo o país. A operação também determinou o bloqueio e sequestro de bens que totalizam aproximadamente R$ 5 milhões.
Em Belo Horizonte, foram presos quatro homens e uma mulher, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, sendo recolhidos quatro veículos de luxo avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão.
As investigações apontaram que mais de 30 sites fraudulentos foram utilizados para aplicar os golpes. Os presos irão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.
Em Minas, os levantamentos foram conduzidos pela Divisão Especializada de Combate à Corrupção, Investigação a Fraudes e Crimes Contra a Ordem Tributária do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof).