O preço do petróleo do tipo Brent subiu 6,7% na semana em que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou corte de produção de 1,1 milhão de barris por dia. Na 5ª feira (6.abr.2023), a commodity fechou em US$ 84,95 por barril.
O corte se soma à redução de 2 milhões de barris por dia acordada pelos países do cartel em outubro de 2022. Além disso, a Rússia decidiu estender o corte de 500 mil barris por dia, que se encerraria em julho, até o final de 2023. Na prática, significa 3,6 milhões de barris por dia a menos no mercado.
Liderada pela Arábia Saudita, a Opep busca aumentar o preço do petróleo, em alinhamento aos interesses da Rússia. O corte pegou o mercado de surpresa no domingo, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, havia visitado os sauditas em 2022 para convencê-los a aumentar a produção.
Para o diretor técnico do Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) Mahatma dos Santos, o corte mais surpreendeu o mercado do que deve ter um efeito estrutural sobre a produção global de petróleo, já que representa cerca de 1% do petróleo extraído no mundo.
Contudo, “nesse momento, a Opep está forte para fazer esses movimentos”, declarou. Segundo o pesquisador, isso mostra que o cartel nunca deixou de ser importante na definição das tendências de preço.
Mahatma afirma que 3 fatores ajudam a mensurar a influência da Opep sobre os preços no mercado mundial:
intensidade da produção mundial;
posicionamento dos países da Opep em relação a tensões geopolíticas;
situação dos estoques de petróleo.
Para o analista chefe de Petróleo e Gás Natural do UBS BB, Luiz Carvalho, a Opep mostrou que está determinada a aumentar o preço do petróleo e não deve hesitar em anunciar novas reduções, caso outros países decidam aumentar sua produção para fazer frente ao corte na oferta global.
“Do ponto de vista geopolítico, a Opep não quer um preço perto de US$ 70 [por barril]. Ela precisa de um preço mais alto. Se precisar cortar mais, vai cortar mais”, afirmou Carvalho.
Os países do cartel representavam 38% da produção global em 2021, segundo dados da própria Opep. Na década de 1970, esse percentual chegou a 52,7%. De acordo com informações de 2021, o cartel detinha ainda 80% das reservas provadas de petróleo do mundo, cuja produção é viável economicamente.
PRESSÃO SOBRE POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS
Em um cenário de preços mais altos do barril de petróleo, a Petrobras tende a ser pressionada para implementar reajustes no preço dos combustíveis, embora o câmbio esteja favorável, com o dólar cotado a R$ 5,06.
O preço do barril afeta o valor dos combustíveis no mercado nacional porque a estatal adota desde 2016 uma política de precificação conhecida como PPI (Preço de Paridade de Importação), que considera o valor do Brent, do câmbio e custos de frete dos combustíveis.
O corte da Opep já motivou declarações públicas do governo sobre mudanças no PPI. Na 4ª feira (6.abr), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em entrevista à GloboNews que a Petrobras analisaria a mudança depois da eleição do novo Conselho de Administração, em 27 de abril.
Logo depois, a Petrobras publicou comunicado para negar que tenha recebido proposta do governo para mudar o PPI. Silveira então disse a jornalistas no Palácio do Planalto que a estatal não havia contrariado sua declaração e que esperava que a nova diretoria da estatal iniciasse os estudos para a mudança.
Na 5ª feira (6.abr), em evento com jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desautorizou os 2, Silveira e Petrobras. Disse que irá estabelecer critérios para mudar o PPI, que serão discutidos pelo governo depois de seu retorno da China. Lula volta ao Brasil em 16 de abril.
O fim do PPI precisa passar pelo Conselho de Administração da Petrobras, cuja nova composição será eleita em 27 de abril. Até lá, a estatal segue indexando o valor dos combustíveis em suas refinarias ao preço internacional.
Para Mahatma, do Ineep, não se pode esperar uma resposta imediata da Petrobras. “Mas se houver uma pressão inflacionária vindo do mercado internacional por meio do preço do petróleo, é possível sim que haja uma pressão sobre os preços dos derivados e do petróleo no mercado brasileiro. [Isso] se permanecer a atual política de paridade de importação”, declarou.
Nesta 5ª feira (6.abr), o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) calculou defasagem de 13,26% para a gasolina no mercado interno, o que representa cerca de R$ 0,49 por litro. Já para a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) a diferença do preço de importação e o praticado pela Petrobras é de 7%, ou R$ 0,25 por litro.
Fonte: Poder 360