25.8 C
Ouro Branco

Prefeito do interior do RN toma posse à luz de velas

Anúncios

A posse na Prefeitura de São Rafael, município na região Oeste do Rio Grande do Norte, aconteceu à luz de velas na última quarta-feira (1). O motivo seria uma dívida de R$ 110 mil com a Companhia de Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), que teria motivado o corte da energia também em outros prédios públicos do município.

Por lá, o novo prefeito é Canindé da Farmácia (União Brasil), que foi eleito em outubro com 52,79% dos votos. Imagens mostram o novo prefeito no gabinete, com uma vela sobre a mesa. Apoiadores também acompanharam o chefe do Executivo segurando velas e lanternas de celulares.

O problema com as contas públicas aconteceu ainda no final da gestão passada, do agora ex-prefeito Reno Marinho. Segundo o ex-prefeito, em razão de uma ação judicial movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, todas as contas bancárias do município foram bloqueadas.

“Nós fomos impedidos de pagar salários, nós fomos impedidos de pagar fornecedores, prestadores de serviços, parcelamentos como de precatórios, por exemplo, como também fornecimento de energia elétrica, tudo isso em virtude de nós termos ficado impedidos de acesso a esses recursos. Mesmo existindo um compromisso para entre o dia 20 e o dia 24 de dezembro todos os débitos junto ao sindicato, junto aos servidores, serem quitados. Mas nós fomos surpreendidos com essa atitude do sindicato”, afirmou em vídeo.

No final de dezembro, a Prefeitura também informou que havia entrado com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tendo obtido uma decisão liminar favorável para a liberação dos valores bloqueados.

“Contudo, esclarecemos que a liberação dos valores não ocorre automaticamente, o que demanda um prazo adicional para que os recursos retornem ao caixa municipal”, disse a nota de 27 de dezembro.

A Agência Saiba Mais procurou a Cosern para confirmar o corte e o valor do débito, e para saber se a situação da luz na cidade já estava normalizada. Consultada, a Neoenergia Cosern informou apenas que cumpre a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos