20.6 C
Ouro Branco

Presidente da OceanGate teria ignorado alertas de segurança

Anúncios

Alertas sobre problemas com a segurança do submersível Titan foram repetidamente ignorados pelo CEO da empresa OceanGate, Stockton Rush, responsável pelo veículo, de acordo com a BBC. Os avisos sobre as vulnerabilidades do submarino estão em e-mails trocados por Rush com um especialista em exploração em alto mar. As mensagens foram obtidas pelo site britânico e divulgadas nesta 6ª feira (23.jun.2023).

Nos e-mails, o especialista Rob McCallum disse ao presidente da OceanGate que ele estava “potencialmente” colocando seus clientes em risco e avisou que ele deveria parar de usar o submarino até que o veículo fosse avaliado por um órgão independente da empresa. Em resposta,

“Ouvimos os gritos infundados de ‘você vai matar alguém’ com muita frequência. Tomo isso como um sério insulto pessoal”, escreveu o CEO. O presidente foi um dos 5 tripulantes que morreram quando o submarino sofreu o que as autoridades caracterizaram como “implosão catastrófica”.

Callum disse à BBC que pediu repetidamente à empresa que submetesse o Titan à avaliação antes de usar o submersível para passeios comerciais, mas a embarcação nunca foi certificada por autoridades ou órgãos independentes.

“Até que um submarino seja classificado, testado e certificado, ele não deve ser usado para operações comerciais de mergulho profundo.

Imploro que tomem todo o cuidado em seus testes no mar. Por mais que eu aprecie o empreendedorismo e a inovação, você está potencialmente colocando todo um setor em risco”, escreveu McCallum em um e-mail. Em sua resposta alguns dias depois, Rush disse que estava “bem qualificado para entender os riscos e problemas associados à exploração submarina em um novo veículo”. A OceanGate não comentou a troca de e-mail.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos