O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar sua viagem à China, neste domingo (26), por recomendação médica.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês em Brasília no dia 23 de março de 2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi diagnosticada uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, e o tratamento foi iniciado.
Embora o presidente tenha apresentado melhora clínica, a equipe médica recomendou que a viagem à China fosse adiada até que o ciclo de transmissão viral fosse encerrado. A decisão foi tomada após reavaliação neste sábado (25).
O adiamento da viagem já foi comunicado às autoridades chinesas, juntamente com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data. A viagem tinha como objetivo fortalecer as relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e China, além de fomentar a cooperação em diversas áreas, como comércio, investimentos e tecnologia.
A nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República destaca a importância de cuidar da saúde e seguir as recomendações médicas, além de ressaltar a necessidade de precaução diante da pandemia de COVID-19, que tem afetado planos de viagem e relações internacionais. A saúde do presidente Lula continuará sendo monitorada pela equipe médica, e ele está recebendo os cuidados necessários para sua recuperação.
Nota médica explicando o motivo do adiamento da viagem à China:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”
Secretaria de imprensa da Presidência da República.