17.3 C
Ouro Branco

‘Prevalece vontade de diálogo’, diz Boric após ‘não’ a nova constituição

Anúncios

Em 16 regiões incluindo a que abrange a capital, Santiago, o não prevaleceu. O sim só venceu entre as comunidades chilenas no estrangeiro

O presidente do Chile, Gabriel Boric, prometeu lançar de forma acelerada novo processo constituinte após derrota, com margem de quase 12 pontos percentuais, ao projeto da nova Constituição. Boric chegou a anunciar que fará “ajustes imediatos” em seu governo e quer construir pontes com a oposição no Congresso.

O presidente pediu em pronunciamento, no domingo 4, que todos os chilenos “se debrucem em conjunto e na construção do futuro”.

“Além das legítimas divergências, sei que prevalece a vontade de diálogo e encontro”, disse Boric em um discurso à nação após a apuração dos votos do plebiscito, com vitória de 61,8% para a rejeição da nova Constituição, contra 38% a favor.

O presidente chileno defendia a nova Constituição. Ainda antes da votação, ele afirmou que, independentemente do resultado do plebiscito, pediria “unidade nacional” em um exercício com “mais democracia” para superar as fraturas sociais.

Em 16 regiões incluindo a que abrange a capital, Santiago, o não prevaleceu. O sim só venceu entre as comunidades chilenas no estrangeiro.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos