21.6 C
Ouro Branco

Projeto une voluntários para reduzir resíduos sólidos em praias do RN

Anúncios

Getting your Trinity Audio player ready...

Com atuação em sete municípios, o Projeto Onda Limpa tem alcançado escolas e promovido atividades educativas e mutirões de limpeza nas praias do Rio Grande do Norte. Entre as instituições participantes estão escolas públicas dos municípios de Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim e Maxaranguape.

O grupo, que atua na educação ambiental nos municípios litorâneos da região Metropolitana de Natal, é financiado por uma emenda parlamentar do ex-senador Jean-Paul Prates (PT) e executado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). A proposta é reduzir a geração de resíduos sólidos e fortalecer a conscientização ambiental em toda a região.

O projeto se divide entre três pontos centrais. O primeiro são as ações Educativas, com a oferta de atividades interativas e lúdicas, como o Museu das Tartarugas, jogos educativos e a confecção de brinquedos reciclados que despertam o interesse dos alunos e promovem a aprendizagem de forma divertida.

O segundo é o incentivo à coleta seletiva de resíduos e tampinhas plásticas. Até o momento, 211 alunos foram sensibilizados e mais de 103 kg de resíduos sólidos foram coletados, além de mais de uma tonelada de tampinhas plásticas. Já o terceiro ponto são os mutirões de limpeza realizados nas praias e que têm contado com a participação ativa das comunidades.

Próximos passos

Nesta sexta (28) foi a vez de visitar a Escola Estadual Leonor Lima, localizada na Redinha, em Natal, com palestras e atividades de conscientização para os alunos. No sábado (29), às 10h, será realizado um grande mutirão de limpeza na praia de Maracajaú.

““O Projeto Onda Limpa é um exemplo inspirador de como a educação ambiental e a mobilização comunitária podem transformar a realidade local e promover um futuro mais sustentável para as nossas cidades“, acredita Sheyla Lucena, coordenadora do Projeto.

Confira o conteúdo original aqui!

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos