Os caminhões mais caros do mundo cobram o equivalente a carros superesportivos ou até mais
Alguns carros são vendidos por preços astronômicos. No ano passado, os cinco modelos mais caros vendidos em leilão somaram R$ 672 milhões. Mas outro mercado, bem menos falado, também movimenta cifras bem parecidas (ou até maiores) : o de caminhões. E Autoesporte mostra os cinco caminhões mais caros do mundo em 2024.
Thor 24
Anos atrás, o Thor 24 foi considerado o caminhão mais caro já vendido. Projetado por Mike Harrah, fundador e presidente da Caribou Industries, e também conhecido por ser dublê em cenas de helicóptero, designer e piloto, esse projeto insano e épico foi baseado em um caminhão Peterbilt 359 Ultra Custom TT Crew Cab, ano 1984.
Levou sete anos para ser concluído pela quantia exorbitante de quase US$ 10 milhões (aproximadamente R$ 54,7 milhões, em conversão direta).
Medindo 13 metros de comprimento, o Thor 24 ainda despeja um poderio mecânico extremo, com dois motores V12 Detroit Diesel sobrealimentados por 12 compressores mecânicos (superchargers), para chegar a 3.974 cv de potência. Com um visual intimidador, o caminhão usa quatro paraquedas para ajudar a desacelerar.
Ele foi arrematado em um leilão em 2019 por US$ 13,2 milhões (algo em torno de R$ 72 milhões) Quando o dinheiro não é um problema, especialmente para os sultões ou sheiks, a vontade de ter um veículo especial ultrapassa todas as barreiras. Foi o pedido de Ibrahim Ismail de Johor, sultão da Malásia, feito à filial australiana da Mack Trucks.
Super-Liner
O modelo Super-Liner exclusivo é equipado com um propulsor Mack-10 ajustado para entregar 695 cv de potência. Além disso, o caminhão também oferece muito luxo a bordo, iluminação externa de LED e um elaborado isolamento acústico. Ao todo, trinta e cinco funcionários da Mack trabalharam no caminhão. O valor gasto à época foi de US$ 1 milhão (R$ 5,4 milhões no câmbio atual).
Volvo VNL 860
Saindo do mundo da customização e com os pés no chão, o caminhão bicudo Volvo VNL 860 pode ser encomendado no mercado norte-americano em quatro acabamentos (Ultimate, Edge Black, Edge e Core). A primeira geração da série VN da Volvo foi lançada em 1996.
O modelo é equipado com um Sistema Integrado de Monitoramento de Câmera (CMS), reduzindo o arrasto aerodinâmico e substituindo o espelho retrovisor por monitores instalados dentro da cabine. As configurações disponíveis do VNL 860 são 4×2, 6×2 e 6×4, e o preço do caminhão sueco, atualmente, inicia em US$ 217.610 (algo próximo de R$ 1,5 milhão). Contudo, esse valor pode variar dependendo do nível de equipamentos e de acabamentos.
Mercedes-Benz Actros
Já o Mercedes-Benz Actros pode ser encontrado por quase US$ 250.000, reunindo muito luxo e tecnologia embarcada, da mesma forma que nos carros de passeio e nos SUVs da marca da estrela de três pontas. Aqui no Brasil, o modelo da Mercedes-Benz na configuração 2653 LS 6×4 custa iniciais R$ 930.666, sem contar o sistema de câmeras de alta definição no lugar dos retrovisores convencionais – também enontrado no Volvo VNL 860.
Mack Titan
Na faixa dos US$ 200.000 (mais de R$ 1 milhão) também está à venda no exterior o Mack Titan, além do cavalo mecânico Kenworth W990, dois clássicos das estradas norte-americanas, ambos com um design bicudo.
No Brasil, a Deliberação Nº270, de 5 de Dezembro de 2023, determina o comprimento máximo do cavalo-mecânico + semirreboque — conta do para-choque dianteiro ao para-choque traseiro — em 19,30 m. Ou seja, houve um aumento de 70 centímetros em relação à deliberação anterior.
Portanto, quem escolhe um caminhão bicudo ao invés dos populares modelos cara-chata perde espaço de carga devendo utilizar um implemento menor.
Peterbilt 567
Tratando agora de um uso específico, um dos caminhões de coleta de lixo mais caros do mundo é o Peterbilt 567 – Peterbilt e Kenworth fazem parte do Grupo Paccar. Custando mais de US$ 300.000 (próximo dos R$ 1.534.890), ele tem tudo e um pouco mais para fazer o trabalho sujo, cobrando praticamente o mesmo que um McLaren 750S nos Estados Unidos.
O caminhão possui itens de carros de passeio, como monitor de pressão dos pneus, alerta de saídas involuntárias de faixas, assim como a grade de aço inoxidável, cabine feita de alumínio e suspensão a ar. Entretanto, quem não quer gastar mais de US$ 200.000 outras opções à venda são o Peterbilt 389, o Freightliner Cascadia e o International Lonestar, todos eles com preço na faixa de US$ 150.000.
No Brasil, também temos caminhões que passam de R$ 1.000.000, como por exemplo o Volvo FH 540, que inclusive é o caminhão mais vendido do nosso mercado em 2023.