Rafael Motta é pré-candidato a senador da República e acrescentava que “essa é uma aliança nacional e que deve ser reproduzida em todos os estados do Brasil, incluindo aqui o nosso Rio Grande do Norte”.
As declarações de Motta ocorreram depois de circularem informações sobre um encontro dele com o senador Styvenson Valentim, o qual confirmou a conversa entre eles, mas que não se falou em formação de chapas ou alianças políticas para 2022: “Se for candidato, a chapa será com um nome do próprio Podemos, que tem quadros para isso”.
Em entrevista a uma TV mossoroense, Rafael Motta (PSB) afirmou que vota na governadora Fátima Bezerra “por acreditar” no projeto político e administrativo dela. “É irrevogável, assim como o voto ao ex-presidente Lula. De igual forma, a minha postulação ao Senado é irremovível”, garantiu.
Mesmo assim, Rafael Motta não deixou de criticar o apoio da governadora ao pré-candidato a senador Carlos Eduardo Alves (PSB) em detrimento do nome dele como aliado histórico do governo seu governo e do PT na Câmara dos Deputados: “Eu estou tentando ajudá-la a ter um aliado realmente confiável no Senado, alguém que ela saiba que vai seguir o mesmo caminho que ela”.