Em um feito histórico, a ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, venceu a final do salto e desbancou a atual campeã Simone Biles. A vitória no Mundial de Ginástica Artística aconteceu na manhã deste sábado (7), na Antuérpia, na Bélgica, onde desde o início da semana acontece a competição.
Natural de Guarulhos, em São Paulo, Rebeca obteve uma nota média de 14.750 pontos nos dois saltos, conquistando a medalha de ouro. Seguida por Biles que levou a prata com 14.549 e a sul-coreana Yeo Seojeong que obteve nota geral de 14.416, conquistando o bronze.
Durante a apresentação final, Biles repetiu o mesmo salto que executou durante as classificatórias, mas acabou sofrendo uma queda na finalização, o que acarretou na perda de pontos.
O salto feito pela americana é considerado um dos mais difíceis. Conhecido como Yurchenko double pike, o movimento mudou de nome para Biles 2 em homenagem à atleta, que é a primeira mulher a realizá-lo em uma competição internacional.
Ao final do resultado, Rebeca falou em entrevista que a conquista mostra o trabalho dela e da equipe “continua dando certo”.