São Paulo — A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou um roubo ou furto a cada meia hora na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, na semana entre os dias 10 e 16 de abril. Foram 319 crimes contra o patrimônio, quando o objetivo do ladrão é levar algum objeto da vítima.
Os dados foram coletados no boletim semanal divulgado pela SSP, que leva em consideração as ocorrências nas áreas do 3º DP (Santa Ifigênia) e 77º (Santa Cecília), uma região expandida em relação ao local onde fica o fluxo de usuários de crack no centro de São Paulo.
A análise dos dados disponibilizados pelo governo estadual mostram que, entre os 319 crimes, 232 tiveram celulares entre os bens levados pelos criminosos —ou seja, 7 em cada 10.
Os números mostram também que sábado foi o dia com o maior número de furtos ou roubos, concentrando 56 casos (17% do total).
Com relação ao horário dos crimes, pouco mais de um terço (34,2%) aconteceu durante a noite, das 18h às 23h59.
Como já é esperado, são as principais vias da região que concentram o maior número de furtos e roubos. A avenida São João foi o principal palco, com 25 roubos e furtos.
Veja as 10 vias com mais furtos e roubos
- Avenida São João – 25
- Avenida Ipiranga – 23
- Avenida Rio Branco – 21
Praça da República – 21 - Avenida Prestes Maia – 10
- Alameda Barão de Limeira – 7
Rua Sete de Abril – 7 - Avenida Duque de Caxias – 5
Largo do Paissandu – 5
Rua General Osório – 5
Queda nas ocorrências
No boletim semanal, divulgado na última terça-feira (18), a SSP afirmou que foram presos em flagrante na regiãoo 37 infratores, sendo 10 por furto, 12 por tráfico, 4 por roubo, 4 por receptação, entre outros.
Segundo a SSP, houve queda de 36% no número total de furtos e roubos na semana encerrada no dia 16, em comparação com aquela que terminou no dia 27 de março.