A Agência Saiba Mais venceu o 11º Prêmio de jornalismo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) com a reportagem “Janela de oportunidade: como o hidrogênio verde pode transformar a indústria do RN”, das repórteres Isabela Santos e Mirella Lopes.
A reportagem venceu na categoria texto da premiação, no Eixo 1: Fiern, com o tema: “A Neoindustrialização: caminhos para o crescimento industrial Potiguar”. Nesta edição, os prêmios foram divididos em cinco eixos temáticos, cada um com três categorias, que abordam a contribuição do SESI, SENAI, IEL e FIERN para o desenvolvimento da indústria local, totalizando 15 trabalhos reconhecidos.
A premiação é uma das mais tradicionais do estado e destaca a importância da cobertura jornalística na divulgação das ações que impulsionam a indústria e a economia potiguar.
Para Mirella Lopes, receber um prêmio é sempre uma honra e tem vários significados. Ela explica que o reconhecimento do trabalho é uma lembrança de que: “mesmo na loucura da rotina corrida, é possível fazer coisas especiais. Ao mesmo tempo, traz uma responsabilidade de continuar aprofundando temas e tornar o espaço do jornal uma esfera pública de debates relevantes, que nos levem adiante”.
A jornalista explica que, ao lado de Isabela, passou meses pesquisando e se aprofundando no tema e conversando com especialistas e aprendendo muito com o tema.
“Ficamos muito honradas com a premiação até porque concorremos com trabalhos muito bons e parabenizamos os colegas que participaram do concurso, Eu e Isabela Santos, passamos meses pesquisando e conversando com especialistas sobre hidrogênio verde, aprendemos muito nesse período e, assim como traz o título da matéria, torcemos para que o Rio Grande do Norte não perca essa janela de oportunidade”, completa.
Isabela Santos explica que é gratificante receber o reconhecimento do tradicional Prêmio Fiern, que estimula a produção de reportagens sobre a indústria, dando visibilidade ao setor.
“É gratificante receber o reconhecimento do tradicional Prêmio Fiern, que valoriza os profissionais da imprensa ao mesmo tempo que estimula a produção de reportagens sobre a indústria, dando visibilidade ao setor. Esse tipo de iniciativa, embora contemple um número limitado de jornalistas, acaba homenagendo a nossa profissão. No trabalho que foi contemplado, buscamos explicar diferentes aspectos da cadeia do hidrogênio verde, um produto novo e que tem gerado muita expectativa no mercado e no poder público enquanto a maioria das pessoas ignora o tema”, conta.
A reportagem vencedora retrata a primeira fábrica movida a hidrogênio verde (H2V) do Brasil, que será implantada no município de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, que fica a 317 quilômetros de Natal.
A iniciativa é resultado do entendimento, firmado em agosto deste ano, entre o governo do estado, a CPFL Energia, empresa do grupo chinês State Grid, e a Mizu Cimentos, do grupo Polimix. A estimativa é que a cadeia produtiva da fábrica seja movida a H2V a partir de 2027, em substituição aos tradicionais combustíveis fósseis derivados do petróleo.
Leia a reportagem completa aqui.
Os vencedores de cada categoria nos eixos 1 a 4 foram premiados com um valor de R$ 5 mil, incluindo a categoria de estudante. Já os vencedores inscritos no eixo 5, de concorrência nacional, receberão um valor de R$ 15 mil. A cerimônia foi realizada em um almoço para convidados e reuniu profissionais de telejornalismo, jornalismo impresso, rádio e webjornalismo, além de diretores e gestores do Sistema FIERN.
Confira a lista de vencedores do 11º Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo:
Eixo 1: FIERN – “A Neoindustrialização: caminhos para o crescimento industrial potiguar”
Áudio: Flávia Freire (Jovem Pan Natal) — Programa Meritocracia Sindical: a chave para o sucesso
Vídeo: Julianne Barreto (Band) — Setor de cerâmica vermelha do RN é exemplo de busca por sustentabilidade
Texto: Mirella Lopes (Agência Saiba Mais) — Janela de oportunidade: como o hidrogênio verde pode transformar a indústria do RN
Eixo 2: SESI – “Construindo a educação do futuro”
Áudio: Virgínia Coelli (Jovem Pan News Natal) — Formando propósitos: SESI impulsiona educação de jovens e adultos no RN
Vídeo: Rangel Lima Pontes (TV Universitária) — Projetos em Robótica – SESI
Texto: Bruno Vital (Tribuna do Norte) — Iniciativa fortalece educação básica no interior do estado
Eixo 3: SENAI – “Educação profissional e pesquisa para impulsionar a indústria”
Áudio: Cezar Barros (Rádio Universitária) — Rio Grande do Norte: o futuro oásis da energia eólica offshore no Brasil
Vídeo: Anna Karolline Dantas (TV Assembleia) — SENAI: transformando energia em oportunidade
Texto: Bruno Vital (Tribuna do Norte) — Curso inédito na área de energia eólica transforma comunidades indígenas
Eixo 4: IEL – “Gestão industrial em pauta: estágio, desenvolvimento de carreiras e formação executiva” — EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES
Áudio: Pedro Henrique Dias (Rádio Universitária) — IEL-RN é referência na formação de novos líderes para o mercado de trabalho
Vídeo: Melyssa Almeida da Silva (Agência Escola UnP) — Opapel do IEL na inserção de estudantes trans no mercado de trabalho
Texto: Kayllani Silva (Tribuna do Norte) — Da teoria à prática: em seis meses, IEL-RN insere mais de 3 mil estudantes no mercado de trabalho
Eixo 5: Sistema FIERN – “O papel do Rio Grande do Norte para a inovação e o desenvolvimento industrial do Brasil” —Abrangência nacional
Vídeo: Fernanda Graell (TV Globo – Fantástico) — série de matérias A transição para energias renováveis no transporte
Texto: Armando de Oliveira Lima (Jornal O Povo) — Eólica offshore: a força do Nordeste na nova fronteira de energia renovável
Fotojornalismo: Alexandre Lago (Folha de S. Paulo) — Setor de energia tem presença feminina
Foto: Moraes Neto