Na tarde desta quarta-feira (15), o Matadouro Municipal de Ouro Branco-RN enfrentou uma situação crítica com o desabamento de sua caixa d’água, deixando a unidade sem abastecimento.
A queda do reservatório, está sendo atribuída à precária conservação da estrutura de suporte, levanta questões sobre a gestão do prefeito Samuel Souto.
Apesar de ter passado por reparos em 2022, o reservatório ruiu em menos de um ano, sugerindo que os trabalhos anteriores foram superficiais. Um funcionário, sob anonimato, compartilhou imagens de julho de 2023, evidenciando as condições perigosas do pilar e da plataforma de sustentação.
Há suspeitas de que a administração municipal esteja negligenciando a manutenção dos prédios públicos, optando por reformas pontuais para ganhos políticos futuros. O funcionário relatou que acredita que essa prática é parte de uma estratégia para utilizar as reformas como destaque em campanhas eleitorais, já que obras o atual prefeito não tem.
O Ministério Público, desde agosto deste ano, investiga as irregularidades no Matadouro Público de Ouro Branco, tendo instaurado o Inquérito Civil nº 04.23.2004.0000086/2023-87. A situação do reservatório desaba deve intensificar as investigações, uma vez que evidencia prejuízos ao erário público. O município foi convocado para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta, buscando corrigir as falhas que têm gerado inúmeras queixas sobre a gestão de Samuel Souto na repartição pública.
FONTE: