Foi chorado, dramático, mas o Santos venceu o Coritiba por 2 a 1, nesta quinta-feira (26), na Vila Belmiro, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro — veja a tabela atualizada.
O Peixe abriu o placar logo no começo do jogo, com o zagueiro Joaquim, mas o Coxa chegou ao empate aos 11 minutos, após Robson converter pênalti.
Aos 37′ da etapa inicial, Willian Farias, do Coritiba, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Apesar da vantagem numérica em campo, os donos da casa só conseguiram o gol da vitória na etapa final.
O atacante Marcos Leonardo aproveitou cruzamento de Soteldo, aos 28 minutos, e marcou de cabeça seu 13º gol no Brasileirão — ele é vice-artilheiro, com três a menos que Tiquinho Soares, do Botafogo.
Próximos compromissos
Com a vitória, o Santos foi a 33 pontos e saltou duas posições na tabela, assumindo o 16º lugar, o primeiro fora do Z4. O time tem clássico contra o Corinthians no próximo domingo (29), às 18h30, na Neo Química Arena.
Já o Coritiba se afundou mais um pouco na tabela e segue em 19º, com 20 pontos, a 13 do Santos. Na próxima rodada, encara o Internacional no Beira-Rio.
Santos 2×1 Coritiba
Santos: João Paulo; Joaquim, Basso e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Kevysson; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.
Coritiba: Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Henrique e Victor Luís. Willian Farias, Matheus Bianqui (Garcez) e Sebastián Gómez; Marcelino Moreno (Fransérgio), Robson (Reynaldo) e Islam Slimani (Bruno Gomes). Técnico: Thiago Kosloski.
Gols: Joaquim (3 min 1ºT), para o Santos e Marcos Leonardo (27 min 2ºT); Robson (10 min 1ºT), para o Coritiba.
Cartões amarelos: Willian Farias, Matheus Bianqui, Robson e Fransérgio, do Coritiba; Joaquim, do Santos.
Cartão vermelho: Willian Farias, do Coritiba.
Público: 12.205.
Renda: R$ 489.047,50.
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 26 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ).
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ).
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).