O deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Sargento Gonçalves (PL), viajou na manhã desta sexta-feira (17) para os Estados Unidos, onde deve participar da posse do presidente eleito do país, Donald Trump.
O embarque do parlamentar foi confirmado por sua assessoria. Ao Diário do RN, Gonçalves informou que deve voltar no dia 22 e que a caravana faz parte de uma viagem oficial aprovada pela Câmara dos Deputados, incluindo também outros deputados que decidiram participar da solenidade por conta própria. Gonçalves contou ao veículo ter recebido, via e-mail, um convite do cerimonial de posse, e que vai ficar em uma casa compartilhada, alugada para hospedagem dos parlamentares.
O Poder360 apurou que 21 deputados estão na lista de viagem, que inclui nomes como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Gonçalves é o único do RN a viajar para participar do evento.
De acordo com a publicação, além da posse, o grupo deve participar de um brunch com assessores do governo Trump e um baile de gala.
Quem também queria viajar era o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Ele pediu a liberação do seu passaporte — retido em juízo —, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ministro, contudo, rejeitou nesta quinta-feira (16) o pedido de devolução do documento. Desta forma, Bolsonaro não consegue sair do país.
A lista dos 21 parlamentares que vão aos EUA, de acordo com o Poder360, é formada por:
Adilson Barroso (PL-SP);
Bia Cicis (PL-DF);
Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
Capitão Alden (PL-BA);
Carla Zambelli (PL-SP);
Coronel Chrisóstomo (PL-RO);
Coronel Fernanda (PL-MT);
Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
Giovani Cherini (PL-RS);
Gustavo Gayer (PL-GO);
Joaquim Passarinho (PL-PA);
Luiz Philippe de Orleans (PL-SP);
Marcel van Hattem (Novo-RS);
Marcos Pollon (PL-MS);
Mario Frias (PL-SP);
Maurício Marcon (Podemos-RS);
Maurício do Vôlei (PL-MG);
Messias Donato (Republicanos-ES);
Sargento Gonçalves (PL-RN);
Silvia Waiãpi (PL-AP);
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).