Quem estiver pensando em ir à Segunda do Vagabundo hoje (20), estará prestes a visitar um patrimônio cultural imaterial da capital potiguar. Esse reconhecimento, dado à tradicional roda de samba que ocorre nas Rocas, em Natal, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município na última sexta-feira (17).
A roda de samba acontece entre a rua Pereira Simões e a rua das Donzelas, na zona Leste de Natal, e movimenta a economia com seus shows, conveniências e vendedores ambulantes. Em vias de ser celebrado oficialmente, o Carnaval em Natal pode contar sempre com a Segunda do Vagabundo.
Na capital potiguar, os foliões podem curtir o evento das Rocas desde março de 2022. Inicialmente, a Segunda do Vagabundo reunia pequenos grupos, entusiastas do samba e do pagode, que trabalhavam durante o final de semana e aproveitavam a segunda-feira para folgar e “vagabundear”.
UM Agência Saiba Mais produziu uma reportagem especial que contou um pouco dessa história, com seus personagens “vagabundos” e sempre muito felizes. Esse público, inclusive, é sempre variado. O bairro das Rocas é considerado o “berço” do samba – e do carnaval – em Natal, e abriga escolas de samba como Balanço do Morro, Em Cima da Hora e Malandros do Samba.
A Lei nº 7.815 visa promover a valorização das identidades e do pluralismo cultural encontrados no samba que acontece na Segunda do Vagabundo, entre outras ações. Pretende “estimular o acesso à produção, ao registro e à difusão das composições e improvisos dos gêneros musicais do samba pelos autores/artistas da terra, que vem sendo passadas pela oralidade e pelos sambistas potiguares”. Além disso, autoriza a livre realização da Segunda de Vagabundo nos espaços públicos comuns, desde que respeite as legislações específicas existentes.