O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi anunciado nesta quarta-feira 16, pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), como integrante da equipe de transição do presidente eleito Lula (PT) para a área de minas e energias. O setor é uma das 31 áreas temáticas da transição.
Além de Jean Paul, foram anunciados como integrantes da equipe para essa área os ex-ministros interinos Maurício Tomalsquin (2005) e Nelson Hubner (2007-2008).
Senador pelo Rio Grande do Norte desde o fim de 2018, quando a então senadora Fátima Bezerra (PT) renunciou para assumir o Governo do Estado, Jean é advogado, economista e ambientalista. Tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.
Nesta quarta, Geraldo Alckmin anunciou também nomes para outras áreas. A lista inclui nomes como o do deputado federal André Janones (Avante-MG) e da ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) na Comunicação Social, da ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) no Meio Ambiente e do advogado Cristiano Zanin, que atua na defesa do presidente eleito Lula (PT), no grupo técnico da Justiça.