Autoridades usaram suas redes sociais para repudiar ataques à democracia presenciados na capital federal.
Senadores e deputados federais do Rio Grande do Norte se posicionaram pelos seus perfis em redes sociais contra os atos antidemocráticos registrados neste domingo (8) em Brasília.
Bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, respectivamente.
Dos onze parlamentares, entre senadores e deputados federais, apenas dois não fizeram nenhuma publicação à respeito: os deputados João Maia (PL) e Beto Rosado (Progressistas).
Integrantes do último Governo Federal, como os ex-ministros Fábio Faria (PL) e Rogério Marinho (PL), além do deputado federal General Girão (PL) também se posicionaram contra os ataques registrados.
Ainda neste domingo (8), a governadora Fátima Bezerra repudiou os ataques e confirmou o envio de agentes de segurança para atuação em Brasília durante a intervenção federal.
Senadores:
- Jean Paul Prates (PT)
- Styvenson Valentim (Podemos)
- Zenaide Maia (Pros)
Deputados federais*
- Benes Leocádio (União Brasil)
- Fábio Faria (PL)
- General Girão (PL)
- Natália Bonavides (PT)
- Rafael Motta (PSB)
- Thiago Cartaxo (MDB)
*Não se posicionaram os deputados João Maia (PL) e Beto Rosado (Progressistas).
Eleitos
A atual legislatura se encerra no próximo dia 31 de janeiro. Após isso, assumem os deputados e senadores eleitos no último mês de novembro.
Dos cinco novos parlamentares, três se posicionaram de maneira oficial: o ex-ministro e futuro senador Rogério Marinho (PL), e os futuros deputados Fernando Mineiro (PT) e Sargento Gonçalves.
Apesar de afirmar que a violência não é característica dos atos da direita e Gonçalves insinuou a presença de infiltrados nos atos antidemocráticos deste domingo (8).
Não fizeram publicações ou declarações públicas Paulinho Freire (União Brasil) e Robinson Faria (PL). Confira:
- Fernando Mineiro (PT)
Rogério Marinho (PL)
Sargento Gonçalves (PL)