Um grupo invadiu o balneário La Palma, no município de Cortazar, no estado de Guanajuato, no México, e matou sete pessoas.
As autoridades mexicanas ainda investigam a chacina, que ocorreu por volta das 16h30 de sábado (15/4), no horário local.
Os homens armados chegaram ao local próximo ao campus da Universidade Politécnica de Guanajuato. Um vídeo foi compartilhado nas redes sociais, em que uma família narra os acontecimentos.
Momento em que as sete pessoas foram mortas
“Isso foi forte, houve tiros, mortes no balneário (…) chegaram pistoleiros, uns vinte, aqui no balneário houve disparos, arma de fogo de alta potência”, disse o homem na gravação.
Veja:
La tragedia en un balneario en #Cortázar, Guanajuato: un comando armado accede y asesina a siete personas; un menor de edad entre los fallecidos.
El México que nos duele cada día. 💔https://t.co/M9HhvLZTMt
— Martín Arias Márquez (@martinariasm) April 16, 2023
Entre as vítimas está um menino de 7 anos de idade, três homens e três mulheres. Segundo as autoridades locais, os autores roubaram as câmeras de monitoramento do local. Policiais, especialistas e homens da Procuradoria Geral do Estado recolheram evidências, inclusive cápsulas de armas poderosas.
Pelo menos mais uma pessoa ficou ferida.
Guanajuato é alvo de uma onda de violência, em que mais de 3 mil pessoas foram assassinadas em 2022. sofre uma onda de violência há meses. O estado sofre com tiroteios e desaparecimentos causados por disputadas do narcotráfico.
METRÓPOLES