Um terremoto de magnitude 7,1 foi registrado nessa 3ª feira (7.set.2021) na região de Acapulco, no Estado mexicano de Guerrero. Segundo o governador Héctor Astudillo, o tremor provocou a morte de um homem, atingido por um poste.
A Defesa Civil de Guerrero descartou a ameaça de tsunami. O órgão informou que mais de 70 réplicas do terremoto foram registradas, grande parte de magnitude 5,2.
O presidente do país, Andres Manuel Lopez Obrador, disse que o tremor derrubou árvores e pedras de encostas e danificou paredes. Não foram registrados, de acordo com ele, danos graves.
Segundo o USGS (sigla em inglês para Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos), o sismo foi a 12,5 km abaixo do solo, considerado relativamente raso. Com isso, seu efeito foi amplificado.
O tremor foi sentido na Cidade do México, localizada a cerca de 360 km do epicentro. A prefeita da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, informou não haver registros de danos graves na cidade.
O sismo causou queda de energia em várias localidades. A Comision Federal de Electricidad, concessionária mexicana de energia, relatou que 1,6 milhão de usuários foram afetados na Cidade do México e nos Estados de Guerreiro, Morelos e Oaxaca.
O México foi atingido por um terremoto de magnitude 7,1 em 19 de setembro de 2017. Na ocasião, morreram 369 pessoas, a maioria na capital.
Imagens do terremoto foram publicadas nas redes sociais: