18.3 C
Ouro Branco

TRE diploma eleitos no RN; Fátima enaltece urnas e Lula

Anúncios

Em nome de todos os eleitos, governadora reeleita do Estado disse que “estamos sendo chamados a defender o que temos de mais precioso: a democracia e seus preceitos mais belos”

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou nesta segunda-feira 19 uma cerimônia para diplomar os candidatos eleitos no último pleito. A solenidade aconteceu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal, sob a presidência do desembargador Cornélio Alves.

Receberam o diploma a governadora Fátima Bezerra (PT), o vice Walter Alves (MDB), o senador Rogério Marinho (PL) e seus suplentes (Flávio Azevedo e Igor Targino), os 8 deputados federais e os 24 deputados estaduais.

Fátima recebeu o diploma ao lado de um grupo de mulheres: a professora e sindicalista Fátima Cardoso; a secretária-adjunta de Saúde Lyane Ramalho; a secretária de Mulheres, Juventude e Direitos Humanos do Governo do Estado, Maria Luiza, e Ivaneide Nascimento, representante do movimento dos quilombolas. Em nome de todos os eleitos, a governadora discursou. Em sua fala, enalteceu a democracia.

“Estamos sendo chamados a defender o que temos de mais precioso: a democracia e o seus preceitos mais belos, que é a soberania popular. As ameaças e tensões que a democracia vêm sofrendo devem preocupar a todos. Atravessamos um período de muita turbulência e questionamento ao próprio processo eleitoral, colocando em xeque, e de maneira injustificável e inexplicável, a segurança das urnas eletrônicas”, disse Fátima.

A governadora destacou, ainda, sobre a oportunidade de governar junto ao presidente eleito, seu aliado Lula (PT). Ela citou que vai articular a finalização de obras estruturantes para o Estado junto ao novo governo federal, como a duplicação da BR-304, a barragem de Oiticica e a implantação do Porto Indústria. “A minha felicidade em ser diplomada pela segunda vez governadora do Rio Grande do Norte agora com Lula diplomado presidente. Isso nos dá uma outra perspectiva de presente e futuro para o Rio Grande do Norte, para o Brasil e para o mundo”, destacou.

O presidente do TRE também falou. “Garantimos o respeito ao processo eleitoral e à cidadania com um pleito seguro e transparente”, disse o desembargador Cornélio Alves em seu discurso.

Sargento Gonçalves protesta e leva cartaz com apoio a Lagartixa

Durante a cerimônia de diplomação dos eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta segunda-feira 19, o deputado federal eleito Sargento Gonçalves (PL) protestou contra a diplomação do deputado estadual reeleito Ubaldo Fernandes (PSDB).

Ao receber seu diploma, Gonçalves exibiu um cartaz com os dizeres: “Prefiro um homem de honra do que um balde. Respeitem os 88.262 votos”.

Nas eleições deste ano, Sargento Gonçalves fez dobradinha com o candidato a deputado estadual Wendel Lagartixa (PL) – que, apesar de ter recebido a maior votação da história para a Assembleia Legislativa, foi impedido de ser diplomado por ordem do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ubaldo Fernandes assumiu a vaga.

Wendel Lagartixa: “Em Brasília, a gente perdeu por enquanto”

O deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL) disse nesta segunda-feira 19, em entrevista à 98 FM, que está confiante na possibilidade de reverter a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o impediu de ser diplomado.

“Em Brasília, a gente perdeu por enquanto. Ainda vai ter muita cena dessa novela. Vai ter votação em plenário. A gente espera reverter o quadro em plenário”, disse o deputado, reclamando que sua defesa vem insistindo para que o processo seja pautado logo. Wendel Lagartixa ressaltou, ainda, que vai persistir para ser diplomado. “Deus não se agrada de homem frouxo. Vamos até o fim”, afirmou. O deputado também aproveitou para agradecer ao deputado federal eleito e diplomado Sargento Gonçalves (PL), que levou um cartaz em homenagem a Lagartixa. “Para mim, um herói. No tempo da eleição, tentaram nos matar. Fico feliz por ele”, disse.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos