O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou, nesta segunda-feira (14) a preparação das urnas eletrônica para o 2º turno das Eleições Municipais 2024 das cinco zonas eleitorais de Natal.
Os equipamentos da capital potiguar estão sendo preparados no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e seguem no local até o dia 18 de outubro, quando o processo de inserção de informações nas máquinas deve ser encerrado.
Durante esse período é feito o processo de geração de mídias – uma cerimônia pública onde é feita a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. Segundo a Justiça Eleitoral, em um ambiente controlado, as urnas são carregadas com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, para garantir que todos possam conferir se os dados estão corretos.
Como funciona
O processo conta com três tipos de mídia:
Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições; Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação; Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Inicialmente, as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação da mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas.
Em seguida, é feita a carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e com configuradas com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação. Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
Segundo turno em Natal
Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) vão disputar o 2º turno da eleição para a prefeitura de Natal no dia 27 de outubro. Com 100% das seções apuradas no dia 6 de outubro, Freire recebeu 171.146 votos, ou seja, 44,08% dos votos válidos. Natália obteve 110.483 votos, correspondendo a 28,45%.
O segundo turno acontece nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos atingiu mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.