Por Carol Ribeiro
O presidente estadual do PP no Rio Grande do Norte, João Maia, garante que não houve uma conversa clara sobre a possibilidade de filiação do deputado federal Robinson Faria (sem partido) ao Progressistas no RN, mas que, se Álvaro permanecer no comando do Republicanos, “a tendência de Robinson é migrar para o PP”, compondo, assim, a Executiva do partido, enquanto parlamentar federal. Segundo João Maia, se ele quiser se filiar, “será muito bem-vindo”.
Robinson Faria se desfiliou do PL e está em busca de novo destino partidário. Nos bastidores, o ex-governador teria buscado a direção nacional do Republicanos com intuito de comandar a legenda no Estado. No entanto, após o resultado positivo na eleição para Paulinho Freire (UB) à Prefeitura de Natal, apoiado por Álvaro Dias, atual comandante do Republicanos no RN, ainda não se sabe sobre a permanência do prefeito na função. Nesse caso, se ventilou a possível ida de Robinson, então, para o PP.
Maia conta um rápido diálogo que teve nesse sentindo quando cruzou com Robinson em uma viagem de avião. Robinson teria perguntado “se estarão juntos”.
“Eu não conversei objetivamente com Robinson Faria. Eu encontrei com ele no avião e ele disse, ‘vamos estar juntos?’. Eu disse, ‘vamos, eu estou no mesmo lugar’. Agora, isso é uma coisa, e outra coisa seria ele dizer que está deixando o PL e quer ir para o PP. Eu não me oponho, nós nos elegemos junto do PL, não vejo nenhum problema, mas eu não posso falar por ele, o que eu posso dizer é que se ele quiser vir, será muito bem-vindo, muito bem-vindo!”, ressalta João Maia sobre o colega de bancada.
O deputado estadual, inclusive, deixa colocada na conversa que teve com o Diário do RN, nesta terça-feira, 05, que já acredita na filiação de Robinson em um, ou em outro partido quando considera os dois como representantes da Federação PP-Republicanos.
“Federação é um problema, você toma uma decisão nacional e os estados têm que se adaptar. Por exemplo, uma federação com Republicanos sou eu e Robinson. Já a federação Republicanos-PP-União Brasil sou eu, o Robinson, Benes Leocádio e Carla Dickson. Eu não tenho restrição quanto a isso não, mas quando você faz uma federação muito ampla você começa a complicar nos estados, eu estou falando no Rio Grande do Norte que é bem pequenininho, a gente já ia ter que partir com quatro deputados federais. Imagina em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro”, explica.
Ele ressalta que a decisão, no entanto, deverá ser seguida após tomada de decisão. “Isso é uma decisão da direção nacional, e os estados têm que se adequar. A gente briga aqui, mas uma vez que a decisão é tomada, seguimos”, diz.
PP bebê 2024
O presidente João Maia avaliou, ainda, o desempenho do PP na eleição 2024 no Rio Grande do Norte. O partido foi o quarto em número de prefeitos eleitos no Estado. Esta foi a primeira eleição de João no comando do partido, após saída do PL.
“Foi maravilhoso. Me senti muito gratificado, porque nós elegemos 20 prefeitos, 22 vice-prefeitos, 132 vereadores e eu estou há dez meses na frente do partido. Ele deu uma crescida enorme, uma coisa muito expressiva. Inclusive, com reconhecimento da direção nacional de que o Rio Grande do Norte contribuiu com o crescimento do partido. Eu acho que em número de vereadores do Rio Grande do Norte, nós somos o terceiro e de prefeitos, o PSD tem 21 e a gente tem 20, só perdemos para o MDB e o União Brasil”, comemora João Maia.