O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), investiu R$ 2,5 milhões na revitalização e modernização do Açude do Saco, no município de Itajá, no Vale do Açú, Rio Grande do Norte. A estrutura hídrica foi a primeira fonte de abastecimento da cidade, após a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A obra irá beneficiar cerca de 7.300 pessoas.
O açude é utilizado tanto como reserva hídrica quanto para o abastecimento da Adutora Cabugi Central, em tempos de seca, ou quando o canal do Pataxó precisa ser fechado para manutenção ou limpeza.
“A revitalização do Açude Público do Saco tem por finalidade modernizar essa que foi a primeira fonte de abastecimento do município, após a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves”, destacou o destacou o diretor de Obras Hídricas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Marcus Cardoso.
“A revitalização do açude irá garantir a qualidade do abastecimento com quantidade e qualidade da água, garantindo a segurança estrutural da obra, além de evitar patologias com a construção de passagens de água, sistema de drenagem e impermeabilização”, completou Marcus Cardoso.