18.5 C
Ouro Branco

Vaca da raça girolando dá à luz três bezerros no interior do RN

Anúncios

Caso só acontece em 1% dos partos

Uma vaca da raça girolando deu à luz três bezerros de uma vez só, no dia 1º de abril, em Currais Novos – na Região do Seridó do RN. “Rainha” como é conhecida a mãe, já é conhecida por gestações de gêmeos de forma consecutiva. Segundo o vaqueiro José Moacir, que cuida do animal, o parto ocorreu de forma normal e, da mesma forma, foi a gestação. As informações são do G1 RN.

“A primeira que vez que ela deu dois foi surpresa. Depois mais uma de três e agora três de novo. São oito bezerros que vão nascendo em três crias”, conta José Moacir, mais conhecido como “Neném”. Ele presenciou o nascimento e comentou que os bezerros mamam a cada uma hora. O caso foi registrado no Povoado de Cruz, Zona Rural do município.

O caso é considerado raro, pois representa apenas 1% de todos os partos. Especialistas apontam que, em casos como esse, geralmente, há uma maior preocupação com a fêmea e com as crias. No entanto, não há como evitar a gestação.

“Esse tipo de gestação não é interessante porque a gente pode ter inúmeros problemas. Entre eles podemos citar dois principais: a dificuldade na hora do parto e também o fenômeno do ‘Freemartin’. Quando você tem um parto gemelar de macho e fêmea, a fêmea em cerca de 90% dos casos vai ser infértil”, explica o veterinário e professor da Ufersa, Jeferson Filgueira.

A suplementação alimentar, neste caso, deve ser reforçada, pois o leite da mãe pode não ser suficiente para alimentar os bezerros.

“Quando se tem três animais, essas vacas podem não produzir a quantidade de leite suficiente. Então, nessas situações, é importante que o produtor tenha esse monitoramento, como o histórico de produção dessa vaca. E ele deve garantir que esses bezerros ingiram o colostro na quantidade certa, em torno de 10% do peso vivo, pelo menos. E se a fêmea tiver uma produção de leite insuficiente, extrair o leite de outros animais para complementar esse aleitamento”, destaca Jeferson.

G1

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos